Motoristas de ônibus e empresários discutem reajuste salarial em nova audiência de mediação na SRTE/RN

Representantes do Sintro e Empresários do setor . Foto: Via Certa


A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte (SRTE/RN) sediou, nesta quinta-feira, a quinta audiência de mediação entre os motoristas do transporte coletivo urbano e os empresários do setor. O encontro teve como objetivo avançar nas negociações sobre as condições de trabalho e reajustes salariais da categoria.

Durante a reunião, os representantes dos trabalhadores apresentaram proposta de reajuste salarial de 8,53%, aumento no vale-refeição para R$ 600,00 (reajuste de 36,36%) e reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.

A proposta foi rejeitada pelo setor patronal, que apresentou uma contraproposta de reajuste salarial de 5,53%, dividido em duas parcelas: 3,53% a partir de 1º de maio e 2% a partir de 1º de novembro. Também foi ofertado reajuste de 7,5% tanto no vale-refeição quanto no plano de saúde.

Após a mediação conduzida pela SRTE/RN, a comissão de negociação dos motoristas decidiu submeter a proposta dos empresários à deliberação da categoria em assembleias convocadas para esta sexta-feira (16), na sede do SINTRO, no bairro do Alecrim. Na ocasião, os trabalhadores poderão aprovar a proposta ou deliberar por um indicativo de greve.

Os empresários alegam dificuldades financeiras decorrentes da retração da atividade econômica local, do impacto residual da pandemia e, principalmente, da concorrência dos aplicativos de transporte por motocicletas. Segundo o setor, uma proposta mais robusta só será possível após a realização da licitação do transporte público, que permitirá a definição de regras mais claras sobre a remuneração dos serviços.

A SRTE/RN agendou uma nova e última audiência de mediação para a próxima terça-feira (20), às 10h, na sede da Superintendência, considerada decisiva para evitar uma paralisação do sistema de transporte coletivo na capital.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال