Nesta quarta-feira (14), a Polícia Federal deflagrou a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Ao todo, estão sendo cumpridos 129 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva. A operação mobilizou 462 policiais federais e 175 policiais civis, em um esforço conjunto de integração das forças federais e estaduais no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, 44 pessoas foram presas em flagrante e duas vítimas de abuso foram resgatadas.
A operação tem como foco a identificação e responsabilização de indivíduos que armazenam, compartilham, produzem ou comercializam material de abuso sexual infantil. Segundo a Polícia Federal, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
A ação também dá continuidade aos esforços iniciados na Operação Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março de 2025, e consolida uma estratégia contínua de combate a crimes sexuais contra menores.
Somente entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos da Justiça acusados de crimes sexuais — um indicativo do alto grau de comprometimento da corporação com o tema.
Tags
OPERAÇÃO