O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou na quinta-feira (11) em sua rede social, uma nota em que responsabiliza o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pelo anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Bolsonaro declarou que a medida é consequência do “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”. Segundo ele, tal decisão “jamais teria acontecido” durante seu governo.
Na nota, Bolsonaro classificou o processo criminal ao qual responde como uma “caça às bruxas”, expressão usada também por Trump ao criticar o julgamento. O ex-presidente afirmou que o processo não se limita a ele, mas representa uma perseguição contra milhões de brasileiros que, segundo ele, defendem a liberdade de expressão, de imprensa e de participação política.
Bolsonaro disse que o país “caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional” e pediu que os poderes atuem “com urgência” para reverter a situação. “Ainda é possível salvar o Brasil”, afirmou.
O ex-presidente enfrenta acusações de tentativa de golpe para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. Ele nega ter cometido qualquer crime e alega ser vítima de perseguição política.
Confira a nota na íntegra:
Nota do Ex-Presidente Jair Bolsonaro
"Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.
A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.
Essa caça às bruxas - termo usado pelo próprio presidente Trump - não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.
O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.
Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil."
Tags
BRASIL