Veículos na pista às 05h30 de hoje, em cena da câmera ao vivo mostrada abaixo – Imagem: canal Viracopos ao Vivo
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ficou sem pousos e decolagens por mais de seis horas nesta quarta-feira (2) após um funcionário morrer atropelado durante uma operação de manutenção na pista principal.
De acordo com informações da Polícia Civil, Rodrigo Augusto Lucena Barros, funcionário de uma empresa terceirizada, foi atingido por um veículo modelo Ford Courier de outra prestadora de serviços. O acidente aconteceu por volta de 4h, horário em que a pista deveria ser reaberta após a manutenção programada iniciada à 0h30.
O motorista relatou em depoimento que fez o retorno na cabeceira da pista e não viu o trabalhador, que estaria fora do campo de iluminação do farol e não usava colete refletivo. A versão foi confirmada por uma testemunha. O socorro foi acionado, mas o óbito foi constatado no local. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML).
O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, na delegacia do próprio aeroporto.
Por conta do acidente, a liberação da pista ocorreu apenas por volta de 6h20, quase duas horas além do horário previsto. Dados de rastreamento mostram que o primeiro voo decolou às 7h e o primeiro pouso aconteceu às 7h13.
A paralisação afetou a operação da Azul Linhas Aéreas, que tem grande volume de voos no terminal no início da manhã. Houve atrasos médios de 67 minutos nas chegadas e de 86 minutos nas partidas. Diversos voos foram desviados para aeroportos em Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Ribeirão Preto, Guarulhos, Brasília e Goiânia.
O Aeroporto de Viracopos ainda não se pronunciou oficialmente sobre o acidente. |