A Comissão de Segurança Pública do Senado vai votar, na próxima terça-feira (15), um projeto de lei que prevê uma recompensa em dinheiro para policiais que apreenderem armas de fogo ilegais. A proposta foi apresentada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) e tem apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que é o relator do projeto.
Se o texto for aprovado, os recursos para o pagamento das recompensas vão sair do Fundo Nacional de Segurança Pública. A ideia, segundo os autores, é motivar ainda mais os policiais no combate ao crime e valorizar o trabalho desses profissionais.
Na mesma reunião, os senadores também vão analisar outros três projetos. Um deles cria um conselho nacional de proteção aos profissionais de segurança, mas recebeu parecer contrário de Flávio Bolsonaro. Outro estabelece regras mais rígidas para quem descumprir pena restritiva de direitos, como prestação de serviços à comunidade. Também está em discussão uma proposta que prevê indenização para policiais que ficarem inválidos ou morrerem em serviço, mas esse texto ainda não teve relatório apresentado.
A votação será na terça-feira, às 11h, e faz parte das ações do Senado para discutir políticas de segurança pública no país.
Tags
PROJETO