Quatro áreas monitoradas no litoral do Rio Grande do Norte foram classificadas como impróprias para banho, segundo Boletim do Programa Água Azul, divulgado neste sábado (5) após coletas realizadas no dia 3 de julho. O levantamento, feito com base nos parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), avalia a concentração de coliformes termotolerantes nas amostras de água.
De acordo com o relatório, os trechos considerados impróprios são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), também em Parnamirim
Além desses pontos, o trecho da praia de Areia Preta, em Natal, na área da Escadaria de Mãe Luíza, apresentou alto índice de contaminação e presença de efluentes não tratados observados no local. Por esse motivo, o ponto foi classificado como impróprio para banho, apesar de ter registrado variação nos números ao longo das coletas.
O monitoramento é realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Ao todo, 33 pontos de coleta são acompanhados semanalmente, abrangendo praias e lagoas da Grande Natal e do litoral Sul.
A recomendação das autoridades ambientais é que banhistas evitem o contato com a água nos trechos identificados como impróprios, uma vez que a exposição pode oferecer riscos à saúde, incluindo infecções e doenças gastrointestinais.
Os boletins de balneabilidade podem ser consultados no site oficial do Idema-RN e são atualizados semanalmente.
Tags
UTILIDADE PÚBLICA