O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificou nesta terça-feira (15/7) a decisão de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a mais alta entre os 24 países afetados pelas novas medidas comerciais. Segundo ele, a medida foi tomada porque “pode fazer” e porque deseja mais recursos entrando nos Estados Unidos.
“Estamos fazendo isso porque eu posso fazer. Ninguém mais seria capaz. Temos tarifas em vigor porque queremos tarifas e queremos o dinheiro entrando nos EUA”, afirmou Trump, em declaração dada no gramado da Casa Branca após ser questionado sobre a taxação específica ao Brasil.
Mais cedo, Trump também comentou o processo que tramita no Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). Embora tenha afirmado que "Bolsonaro não é seu amigo", disse que o conhece e o vê como um líder que “atuou com firmeza em prol de seu país”.
O comentário ocorreu após Trump ser informado sobre o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF, que acusa Bolsonaro de crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, liderança de organização criminosa e dano qualificado ao patrimônio da União.