Fim da baliza? Confira os estados que aprovaram o fim da manobra no exame prático do Detran



O Detran anunciou o fim da baliza no exame prático em alguns estados - Foto repordução 

São Paulo e ao menos outros três estados brasileiros aprovaram mudanças para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), entre elas, o fim da baliza como prova obrigatória do exame prático. A flexibilização antecipa uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, documento que deverá padronizar os exames em todo o país.

São Paulo

Em São Paulo, por exemplo, as atualizações foram a retirada definitiva da etapa de baliza e a possibilidade de realização da prova em veículos com câmbio automático. Além dos paulistas, a medida também foi adotada pelo Mato Grosso do Sul, Amazonas e Espírito Santo.

Assim de acordo com o governo estadual, o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, focando, em aspectos como as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta e a realização do procedimento de “parada” em local permitido.

Mato Grosso do Sul

Outro estado que aprovou a medida foi o Mato Grosso do Sul. Além do fim da baliza, também ficou estabelecido que o candidato passa a poder perder até 10 pontos, sendo a classificação dos erros alinhada às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo o Detran a avaliação passa a ser realizada exclusivamente em percurso, sob acompanhamento do examinador de trânsito do Detran.

Espírito Santo

Nas redes sociais, o Detran do Espírito Santo confirmou o fim da baliza para a CNH. “Informo que a Resolução nº1.020 de 2025 trouxe mudanças nos critérios de avaliação e que já estão sendo implementadas. No âmbito estadual, o Órgão já retirou a exigência das etapas de baliza e ladeira das provas e o sistema de pontuação já está adequado“, informou.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال