Comerciantes da Cidade Alta, bairro histórico de Natal, foram homenageados nesta quinta-feira (21) em uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal. A iniciativa destacou 17 personalidades que representam o comércio da região, reconhecendo sua contribuição econômica e social para a cidade.
A Cidade Alta foi o primeiro núcleo urbano de Natal e, desde o século XIX, desenvolveu-se como centro comercial da cidade, com lojas distribuídas inicialmente na Avenida Rio Branco, então conhecida como Rua Nova. A criação da Praça Augusto Severo e do Mercado Público consolidou o bairro como polo de comércio e cultura, oferecendo lojas, cinemas e lanchonetes.
No final do século XIX e início do XX, o bairro abrigava instituições financeiras e lojas de diversos tipos, mantendo-se como principal centro comercial da cidade. Nos anos 1980, a região contava com lojas de departamento e era ponto de encontro para a população. Com a expansão de Natal e a criação de novos centros comerciais e shoppings, o dinamismo do bairro diminuiu, mas o comércio local tem registrado crescimento no número de estabelecimentos ativos nos últimos anos.
O presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, José Lucena, afirmou que o comércio da Cidade Alta é pioneiro e influenciou a organização do varejo em outros bairros da capital. Já o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou que a região gera empregos, renda e serviços para a população, destacando seu impacto econômico no Rio Grande do Norte.
Segundo Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação Viva o Centro, a homenagem representa também a oportunidade de discutir melhorias para o comércio local e o apoio de entidades e do poder público para a continuidade das atividades no bairro.
A sessão ressaltou o papel histórico da Cidade Alta como um centro de comércio e serviços e destacou a continuidade das atividades comerciais, apesar dos desafios enfrentados com a expansão urbana e mudanças nos hábitos de consumo.
Tags
COMÉRCIO