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Segundo o estudo, mais de 1,5 milhão de pessoas prestigiaram o evento neste ano - Foto: SECOM/PMM |
Consolidado como um dos maiores festejos do Nordeste, o Mossoró Cidade Junina movimentou mais de R$ 366 milhões em 2025 durante quase 30 dias de evento. A constatação é do estudo realizado pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), cujos dados foram divulgados na última sexta-feira (1º), em evento no Palácio da Resistência, sede da Prefeitura, reunindo imprensa, autoridades políticas e setor produtivo do município.
A pesquisa, realizada há cinco anos pelo IFC, confirma o forte impacto econômico do evento e funciona como um guia estratégico para o poder público e empreendedores detalhando hábitos de consumo, preferências de entretenimento e fluxos de circulação de renda.
Entre as constatações do estudo, por exemplo, está a maior participação dos mossoroenses da série histórica – 55,7% dos entrevistados – além dos visitantes que afirmam ter vindo de Fortaleza ter quase que dobrado. Estimativas do Município apontam que mais de 1,5 milhão de pessoas participaram da festa.
Satisfeitos com a festa, mais de 94% dos entrevistados confirmaram que pretende retornar em 2026 avaliando positivamente itens como Divulgação, além do Espaço Físico e Estrutura. Nesse cenário, a nota média da festa foi de 9,51.
“Por meio do IFC, aliamos tradição e inteligência de mercado, fortalecendo o desenvolvimento regional e fornecendo subsídios para otimizar futuras ações de marketing, direcionar investimentos em infraestrutura e maximizar o retorno social e econômico”, declara o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo Mossoró), Michelson Frota, a pesquisa tem se consolidado como instrumento essencial para o poder público e empresariado. “Ao oferecer um retrato detalhado do perfil dos participantes, do seu grau de satisfação e da relevância na economia local, reforçamos o Mossoró Cidade Junina como uma das mais emblemáticas celebrações do estado”.
Alta satisfação e aumento no investimento médio dos empresários
O Instituto Fecomércio RN também apresentou a percepção dos empresários com relação ao evento. Entre os empreendedores, 73% consideraram o movimento muito bom ou bom durante o MCJ 2025. Além disso, o investimento médio dos negócios aumentou mais de 11%, chegando a R$ 13.252,50.
Outro dado mostra que cada Microempreendedor Individual teve um faturamento líquido próximo de R$ 30 mil com o evento e o número médio de clientes atendidos por dia aumentou para 106,8 em 2025 (+53,9%).
“A partir dos investimentos e do trabalho dos últimos quatro anos , o Mossoró Cidade Junina hoje está consolidado como terceiro maior São João do Brasil, ao lado de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). Os números apresentados pela Fecomércio têm comprovado ano após ano, a grandiosidade desse evento. São dados que dão notoriedade a todo o trabalho desempenhado pelas nossas equipes nos últimos anos e que nos ajudam a compreender, de fato, o impacto real do São João de Mossoró”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra.
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