Natal está entre as capitais nordestinas com queda populacional em 2025, aponta IBGE

Em Natal a população caiu 0,14%. Foto/Claudio Vieira


A população do Brasil chegou a 213,4 milhões de habitantes em 2025, segundo estimativas divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira (28). O crescimento do país foi de 0,39% em relação ao ano passado, mostrando uma desaceleração no aumento populacional.

Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a população caiu 0,14%, seguindo a tendência de redução observada em outras capitais do Nordeste. Salvador (BA) registrou queda de 0,18%, enquanto Fortaleza (CE) cresceu ligeiramente, com 0,16%. O gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Márcio Minamiguchi, destaca que as capitais maiores tendem a perder população para as regiões metropolitanas próximas.

No Nordeste, 39,2% dos municípios tiveram redução populacional, uma das maiores taxas do país. Em todo o Brasil, 2.079 municípios (37,3%) perderam habitantes, 3.011 municípios (54%) tiveram crescimento de até 0,9%, e apenas 122 municípios (2,2%) registraram aumento acima de 2%.

Entre os municípios com mais de um milhão de habitantes, a maioria são capitais estaduais, concentrando 42,8 milhões de pessoas, ou 20,1% da população total do país. São Paulo lidera com 11,9 milhões, seguida pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3 milhões). Guarulhos e Campinas (SP) são os únicos municípios desta lista que não são capitais.

O levantamento do IBGE também considera a criação de Boa Esperança do Norte (MT), novo município com 5.877 habitantes, e alterações de limites territoriais ocorridas desde o Censo de 2022. Os dados servem de base para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPE e FPM) e indicadores econômicos e sociais.

A pesquisa mostra ainda diferenças regionais no crescimento: o Centro-Oeste concentra a maior proporção de municípios com crescimento acima de 1% (26,5%), enquanto Sul e Nordeste registram os maiores percentuais de queda populacional, 41,6% e 39,2%, respectivamente.

Segundo o IBGE, o crescimento populacional vem diminuindo de forma contínua, reforçando a tendência de desaceleração apontada pelo Censo 2022 e projeções anteriores.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال