A Polícia Federal (PF) já preparou uma cela especial temporária para o caso de prisão de Jair Bolsonaro, atualmente cumprindo recolhimento domiciliar. Localizada no térreo da Superintendência da PF no Distrito Federal, a sala foi improvisada com banheiro, cama, mesa de trabalho, cadeira e televisão, semelhante à que foi usada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2018 e 2019, durante sua prisão em Curitiba.
Embora a cela tenha sido preparada há mais de três meses, a PF esclarece que a estrutura não foi feita exclusivamente para Bolsonaro, mas poderia ser usada para qualquer autoridade presa. Juristas destacam que ex-presidentes têm direito a esse tipo de acomodação, como ocorreu com Fernando Collor de Mello, que também ficou temporariamente preso em uma sala especial em Maceió (AL).
Delegados da PF confirmam que, se o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenar a prisão de Bolsonaro, a cela da Superintendência da PF será uma das opções. Outra possibilidade seria uma prisão militar, dada a ligação de Bolsonaro com o Exército, ou o recolhimento em um batalhão da Polícia Militar do DF, como aconteceu com o ex-ministro Anderson Torres.
A sala foi reestruturada após consulta da cúpula da PF e da Vara de Execuções Penais do DF, garantindo que há um espaço adequado para o ex-presidente, caso a prisão seja determinada. Não há outros espaços na sede da PF que atendam a essa necessidade.
Tags
BRASIL