O Rio Grande do Norte se destacou no 3º bimestre de 2025 por apresentar o maior percentual de despesas com Previdência Social do país, segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco (RREO), divulgado pelo Tesouro Nacional nesta quarta-feira (20).
No período, 38% da despesa total do Estado foi destinada à Previdência, seguido pelo Rio de Janeiro (27%) e Rio Grande do Sul (25%). Já nas áreas de Saúde, o Estado manteve percentuais mais modestos, com 10% destinados à Saúde, abaixo da média nacional.
Nas despesas de pessoal, o Rio Grande do Norte registrou o maior percentual do país, comprometendo 72% da receita total, à frente do Rio Grande do Sul (63%) e de Mato Grosso do Sul (59%). Em contrapartida, os investimentos responderam por apenas 2% da receita, entre os menores do país.
No quesito Dívida Consolidada, o Estado reduziu seu endividamento em 11% em relação ao saldo de 31 de dezembro de 2024, figurando entre os que mais diminuíram a dívida, junto com Acre (-9%) e Amapá (-12%).
O relatório também aponta que o Estado não liderou o pagamento de Restos a Pagar (RAP), indicador que mede a quitação de despesas antigas, mantendo patamar intermediário frente a outros Estados.
O RREO em Foco é uma publicação bimestral que reúne dados da execução orçamentária das 27 unidades da federação, incluindo os três poderes, Ministério Público e Defensoria Pública, com base no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Tags
ECONOMIA