O Governo do Rio Grande do Norte realiza, neste domingo (3), em Natal, a aplicação das provas do concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Este é o primeiro concurso da história do órgão e conta com a participação de 13.512 candidatos, que disputam 180 vagas de nível superior distribuídas entre os cargos de Analista Ambiental, Analista Administrativo e Fiscal Ambiental.
Segundo o Governo do RN, as provas serão aplicadas em dois turnos. Pela manhã, serão avaliados os candidatos aos cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo. À tarde, será a vez dos inscritos para o cargo de Fiscal Ambiental. Os portões abrem às 7h15 e fecham, impreterivelmente, às 8h para o turno da manhã. À tarde, a abertura será às 14h15, com fechamento às 15h. As provas terão duração de cinco horas.
Orientações aos candidatos
A Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pela condução do certame em parceria com o Idema, orienta os candidatos a chegarem aos locais de prova com, no mínimo, 45 minutos de antecedência em relação ao horário de fechamento dos portões. A recomendação, segundo o Governo do RN, visa garantir uma experiência tranquila e segura no dia da avaliação. Também é fundamental que os candidatos leiam atentamente o edital, disponível no site da banca organizadora, para esclarecer eventuais dúvidas.
Para acessar as salas de prova, é obrigatório apresentar:
- Documento original oficial de identificação com foto;
- Cartão de Informação do Candidato impresso, disponível no site https://www.institutoaocp.org.br/concursos/649;
- Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
A organização do concurso recomenda ainda que os participantes levem lanche leve e água. O uso de aparelhos eletrônicos, celulares, relógios ou quaisquer dispositivos não autorizados é proibido e poderá resultar em desclassificação.
Sobre o concurso
Viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, o concurso do Idema oferece 180 vagas de nível superior, com remuneração inicial de R$ 5.118,52 para jornada de 40 horas semanais. As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Analista Ambiental (113 vagas), Analista Administrativo (27 vagas) e Fiscal Ambiental (40 vagas).
Segundo o Governo do RN, as provas são compostas por questões objetivas e discursivas, com caráter eliminatório e classificatório, abrangendo conteúdos de Língua Portuguesa, História e Geografia do RN, Informática, Legislação e conhecimentos específicos.
O cargo de Fiscal Ambiental é o mais concorrido, com 6.167 candidatos inscritos. Em seguida, aparecem os cargos de Analista Ambiental (4.648 inscritos) e Analista Administrativo (2.697).
Tags
Concurso