Hospitais universitários do RN abrem mais de 1.500 vagas para cirurgias, consultas e exames; veja como participar

Mais de 1.500 atendimentos nos hospitais universitários do RN serão realizados neste sábado - Foto: Reprodução


O Rio Grande do Norte está entre os estados brasileiros que participam, neste sábado (13), da edição do "Dia E" da Rede Ebserh, que oferecerá a realização de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos.

No estado, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) vão ofertar, juntos, cerca de 1.500 atendimentos, entre cirurgias, exames e consultas, beneficiando pacientes, já regulados, que aguardavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Huol, a programação do "Dia E" inclui cirurgias de otorrinolaringologia, colecistectomias e procedimentos de catarata. Além disso, pacientes com doença da retina serão submetidos a tratamento medicamentoso com Avastin. A unidade também realizará exames diagnósticos, entre eles, ecocardiogramas, ultrassonografias, densitometrias ósseas, testes ergométricos e angiografias cerebrais.

Segundo Francisco de Cássio de Oliveira Mendes, chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Huol/Ebserh, a iniciativa reforça a missão do hospital. 

“Ressalto que esse mutirão se apresenta como mais um compromisso do Huol, alinhado aos objetivos estratégicos da Ebserh, no contexto de otimizar a oferta de cirurgias eletivas para a população, com significativo impacto na redução das filas cirúrgicas na rede de saúde. Ademais, acrescentamos que tal ação favorece o aprendizado dos estudantes dentro dos programas de residência médica”, destacou.

Já na MEJC, a ação será voltada para consultas em ginecologia cirúrgica e mastologia, além da oferta de exames de ultrassonografia mamária e mamografia, com o suporte da equipe de enfermagem. 

De acordo com Marcelo Lorençato, gerente de Atenção à Saúde da maternidade, a iniciativa terá papel fundamental no enfrentamento das filas. “Aqui na MEJC está prevista a realização de consultas médicas para preparo das pacientes para cirurgias ginecológicas, com a intenção de zerarmos as filas cirúrgicas, exames para prevenção ao câncer de mama, ultrassonografias e mamografias". 

E completou: "Essa ação reafirma nosso compromisso com o SUS, a assistência ao paciente, a formação de profissionais da saúde, o estímulo à pesquisa e, principalmente, o cuidado à vida”, concluiu.

No HUAB, localizado no município de Santa Cruz (RN), serão realizadas cirurgias ginecológicas e outros pequenos procedimentos cirúrgicos. Também estão previstas consultas na área de endocrinologia, além de exames laboratoriais, ampliando o acesso dos pacientes a procedimentos diagnósticos essenciais. 

Para a gerente de Atenção à Saúde do hospital, Flávia Andreia Pereira, o mutirão traz resultados imediatos para a população. “O esforço concentrado – Dia E – proporciona a ampliação do acesso aos serviços e oferece uma resposta rápida, resolutiva e satisfatória às necessidades de saúde do usuário”, destacou.

Dia “E” Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas

O "Dia E" faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. 

Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال