A Neoenergia Cosern retirou mais de 18 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares ou sem uso dos postes em Natal entre os meses de julho e setembro de 2025. A iniciativa, realizada em diferentes zonas da capital potiguar, tem como objetivo garantir mais segurança à população e diminuir a poluição visual urbana.
De acordo com a distribuidora, somente na Avenida Hermes da Fonseca, na zona Leste, foram extraídas 5,5 toneladas de material irregular em julho. Em agosto, mais 7,5 toneladas de cabos e caixas de internet instalados sem autorização foram removidas da Avenida Prudente de Morais e do bairro Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte. Já em setembro, a ação se concentrou nos bairros Planalto e Felipe Camarão, zona Oeste, com a retirada de 5 toneladas adicionais.
Segundo Hugo Soares, supervisor de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern, os cabos instalados de forma clandestina ou em desacordo com normas técnicas “representam risco à segurança da população e às estruturas dos postes, além de contribuir para a poluição visual das cidades”. Até setembro deste ano, já foram retiradas 22 toneladas em todo o Rio Grande do Norte, um aumento de 46% em relação a 2024 (15 toneladas). As cidades com maiores volumes são Natal, Mossoró e Macau.
A fiscalização segue critérios definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Cabos irregulares, fios rompidos, vãos baixos ou caixas instaladas fora do padrão são removidos imediatamente.
Para se regularizar e evitar retirada de cabos, provedores de internet devem apresentar projetos à distribuidora. A Neoenergia Cosern disponibilizou ainda um canal de atendimento via WhatsApp (84 3215-6200) para empresas tirarem dúvidas sobre o processo.
Tags
Natal