Natal é escolhida como a 1ª capital do Brasil para implantação do Programa BB Alimentação Escolar


O secretário adjunto de Administração Geral da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Lucas Bento da Silva, representando o titular da pasta, Aldo Fernandes, recebeu na manhã desta segunda-feira (20), os representantes do Banco do Brasil (BB) para uma reunião de apresentação do programa BB Alimentação Escolar.

O BB Alimentação Escolar é uma plataforma eletrônica criada em parceria entre o Banco do Brasil e a empresa Lemobs para modernizar a gestão da alimentação escolar, utilizando inteligência artificial para otimizar o planejamento de cardápios, a elaboração de fichas de preparo, na geração de listas de compras e na gestão de estoques. O programa visa aumentar a eficiência e a transparência no uso de recursos públicos, além de promover a sustentabilidade e o impacto social, priorizando a agricultura familiar e reduzindo o desperdício de alimentos.

O secretário adjunto de Administração Geral, Lucas Bento, pontuou que é um privilégio, dentre todas as capitais do Brasil, Natal ter sido selecionada para o início do projeto. “Natal estará em outro patamar no tocante à alimentação escolar dos estudantes, que é justamente promover o acompanhamento de uma alimentação saudável, evitar o desperdício caso venha a acontecer, capacitar toda a equipe e, principalmente, cumprir na totalidade a tabela nutricional conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É um avanço para a cidade, através da Secretaria de Educação, em benefício de toda a comunidade escolar e, principalmente, garantindo uma alimentação escolar de qualidade para nossos alunos”.

Inicialmente, quatro unidades de ensino farão parte do programa, com duração de três meses, sendo as escolas municipais Professor Carlos Bello Moreno e Professora Josefa Botelho, e os Centros Municipais de Educação Infantil Professora Maria Ilka Soares da Silva e Professora Stella Lopes da Silva. Ao término, será feita uma avaliação com possibilidade de extensão para as 147 unidades da Rede Municipal.

"Recebemos a notícia da escolha de nossa unidade com muita alegria e estamos com muitas expectativas e com curiosidade sobre como será a adaptação", comemorou a gestora administrativa do CMEI Professora Stella Lopes, Andrea Kátia Bezerra da Silva, que esteve presente junto com os outros gestores das unidades selecionadas. Ela ressaltou ainda a importância do momento. "Trata-se de um feito histórico no município de Natal, sermos a primeira capital do Brasil escolhida para participar do projeto e saber que é um projeto que vai facilitar o controle, a questão da prestação de contas e da melhoria na qualidade da merenda escolar das crianças”.

A fiscal de contratos de Alimentação Escolar, Renata Queiroz, destacou que a implementação desse projeto é de grande valia para a rede municipal de ensino em termos de controle de dados e operacional. "Em relação a estoque, à per capita, modificação de per capita, aceitação das crianças, estrutura e melhorias na estrutura e aos ajustes, conseguimos esse termo de cooperação sem custo para o município durante dois anos, e esperamos que o projeto venha melhorar a questão do desperdício da alimentação, que já estamos combatendo bastante”.

O representante do Banco do Brasil no RN, Fabrício Aires Rocha, explicou alguns aspectos da plataforma. “Vamos trabalhar desde a gestão dos recursos até mesmo a gestão de gêneros alimentícios, quantidade de gêneros adquiridos, inclusive com a antropometria das crianças de cada escola, e a quantidade per capita de alimentos por unidade. Todo o trabalho de forma eletrônica, através de reconhecimento facial, testes de aceitabilidade de cardápio, com tablets fornecidos pela nossa empresa, parceira do Banco do Brasil. Estamos trazendo essa solução a custo zero para a Prefeitura do Natal, para contribuir com a gestão da merenda escolar”, finalizou Fabrício Rocha.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال