Natal reduz fila de exames e amplia atendimentos na rede municipal de saúde, diz prefeito


A Secretaria Municipal de Planejamento realizou nesta segunda-feira (27) mais uma reunião das Câmaras Temáticas para avaliar os resultados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2025. O encontro contou com a participação do secretariado municipal e apresentou indicadores de desempenho na ampliação de atendimentos e redução de filas na rede pública de saúde.

Desde o início do ano, a SMS executa ações para diminuir a demanda reprimida por consultas e exames. A fila de espera, que ultrapassava 163 mil procedimentos, caiu para cerca de 139 mil — redução de 15%. Entre as medidas adotadas está a realização de mutirões, como o de colonoscopias, que reduziu a fila de mais de 6 mil para 3.358 pacientes.

A mudança na rede de urgência e emergência, com a substituição da antiga cooperativa de profissionais de saúde por novas empresas contratadas em setembro, também refletiu no aumento do número de atendimentos. De agosto para setembro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram crescimento de 12% na demanda, passando de 33.033 para 39.974 atendimentos. Houve aumento também em outras áreas: 10% na ortopedia, 13% nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 11% nas especialidades médicas e 50% na odontologia. No total, a rede municipal passou de 96.610 para 108.743 atendimentos no período — crescimento de 12%.

A partir de novembro, a SMS vai iniciar um projeto piloto com ampliação do horário de atendimento em duas UBSs: Pajuçara e Felipe Camarão II, que funcionarão das 17h às 20h. A expectativa é ofertar mais de 2 mil consultas por mês em 12 especialidades médicas, como psiquiatria, ortopedia, mastologia, pediatria, otorrinolaringologia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, neurologia e oncologia.

Também está prevista a ampliação do atendimento pediátrico na capital com a contratação de três novos profissionais para as unidades Panatis (Zona Norte), CEI Leste e Rosângela Lima (Planalto). A medida deve gerar aumento de 720 consultas mensais.
Segundo a gestão municipal, o objetivo é manter o ritmo de expansão da oferta de serviços. A SMS afirma que as ações em andamento visam fortalecer a rede pública de saúde, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento mais humanizado à população.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال