Um homem foi preso em flagrante na cidade de Afonso Bezerra por armazenar vídeos de abuso sexual infantil durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. O aparelho celular apreendido passará por perícia técnica para subsidiar as investigações em andamento.
A prisão ocorreu no contexto da 19ª fase da Operação Uiraçu, destinada a combater o armazenamento e o compartilhamento de mídias com cenas de abuso sexual infantil na internet. O nome da operação faz referência a uma ave de rapina que ataca pequenos mamíferos, simbolizando a ofensiva contra predadores sexuais que vitimam crianças e adolescentes.
A Polícia Federal alerta que, embora a legislação brasileira ainda use o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional recomenda utilizar “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, para dar dimensão à gravidade desses crimes.
A instituição também orienta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos pelos filhos, ensinar comportamentos seguros no ambiente virtual e estar atentos a mudanças de comportamento que possam indicar risco. A prevenção e a informação são ferramentas essenciais para proteger crianças e adolescentes.
Tags
PRISÃO