Os testes na nova adutora Apodi–Mossoró avançam e devem ser concluídos até dezembro. A água captada em poços no Sítio Carrasco, na zona rural de Apodi, já começou a chegar de forma experimental ao bairro Bela Vista, em Mossoró. A Caern deve realizar ajustes ao longo do mês para que o sistema entre em operação em janeiro de 2026.
O projeto, executado pelo Governo do Estado por meio da companhia, recebe investimento de R$ 90 milhões nesta etapa e tem como objetivo reforçar a segurança hídrica de Mossoró. A estrutura já abastece de forma regular os moradores de Governador Dix-sept Rosado.
A integração ao sistema de abastecimento de Mossoró está prevista para janeiro de 2026, inicialmente com reforço aos bairros Bela Vista, Cidade Nova e Pousada das Thermas. A previsão é de oferta de 250 mil litros de água por hora nesse primeiro momento. A capacidade total da adutora, de 1,1 milhão de litros por hora, deve ser alcançada até julho de 2026.
Com o funcionamento pleno, o sistema vai abastecer também reservatórios dos bairros Abolições I, Santo Antônio, Nova Betânia e os reservatórios centrais, localizados em frente ao Hospital Wilson Rosado.
Testes na BR-405
Durante os testes, realizados às margens da BR-405, entre Mossoró e Apodi, podem surgir pontos de água ao longo do trecho. Segundo a Caern, isso faz parte do processo de simulação do funcionamento real do sistema e permite identificar ajustes. Eventuais vazamentos são corrigidos pelas equipes que monitoram a tubulação.
Nesta fase, apenas 25% da vazão projetada está sendo utilizada, volume suficiente para testar os 63 quilômetros de tubulação. Técnicos percorrem todo o trajeto para verificar a integridade da estrutura antes de colocar a adutora em operação total.
Números da adutora Apodi–Mossoró
