![]() |
| Ione Borges, ícone da televisão brasileira e rosto inconfundível da TV Gazeta por décadas - Foto: Reprodução |
A ex-apresentadora e modelo Ione Borges, um dos rostos mais marcantes da televisão brasileira, morreu, aos 73 anos, por insuficiência respiratória, na madrugada desta segunda-feira (24), em São Paulo.
A informação foi confirmada em nota pela Fundação Cásper Líbero, que lamentou a morte da comunicadora. Ione foi um dos principais nomes da TV Gazeta, onde trabalhou por mais de 30 anos.
Ione Borges ficou famosa por comandar o programa feminino “Mulheres” ao lado de Claudete Troiano, nas décadas de 1980 e 1990. Ela também apresentou o “Pra Você” e "Manhã Gazeta".
Segundo a fundação, a apresentadora foi “ícone da televisão brasileira e rosto inconfundível da TV Gazeta por décadas”. A instituição destacou o legado de Ione no jornalismo feminino e em programas de variedades, que marcaram o público a partir dos anos 1980.
Em uma publicação nas redes sociais, Claudete Troiano se despediu da ex-colega. Ela afirmou que a amizade das duas “construiu uma história que atravessou gerações e marcou a vida de tantas pessoas”.
“Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação”, escreveu.
O velório será no Funeral Velar Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, das 16h às 20h nesta segunda.
Confira nota da Fundação Cásper Líbero:
É com imenso pesar que a Fundação Cásper Líbero comunica o falecimento da apresentadora Ione Borges.
Ícone da televisão brasileira e rosto inconfundível da TV Gazeta por décadas, Ione construiu um legado de profissionalismo e pioneirismo no segmento feminino e de variedades. Sua presença diária nos lares brasileiros marcou gerações, especialmente à frente do programa "Mulheres", o qual comandou nas décadas de 1980 e 1990 formando uma dupla inesquecível ao lado de Claudete Troiano.
Na emissora, sua casa por mais de 30 anos, Ione também brilhou em atrações como "Pra Você", "Manhã Gazeta" e em seu programa semanal.
Mais do que uma apresentadora, Ione foi uma companheira leal das tardes de milhares de brasileiros. Neste momento, a Fundação Cásper Líbero e a TV Gazeta manifestam sua profunda solidariedade e carinho aos familiares, amigos e fãs. Que sua luz e sua história permaneçam vivas na memória da televisão brasileira.
Tags
Luto
