O prazo para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) solicitarem a reaplicação da prova vai até às 12h do dia 21 de novembro, no horário de Brasília. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante. O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizará as reaplicações nos dias 16 e 17 de dezembro.
O recurso é destinado a estudantes que não conseguiram realizar o exame em função de problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou desastres naturais. Cada participante poderá refazer apenas a prova correspondente ao dia em que não conseguiu realizar o exame, como no caso dos inscritos de Rio Bonito do Iguaçu (PR).
No Pará, a aplicação do Enem 2025 ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece na capital paraense no período originalmente previsto para a prova.
O Enem, criado há mais de duas décadas, se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo usado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições públicas e privadas também utilizam o exame como critério único ou complementar nos processos seletivos. Além disso, os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em instituições portuguesas conveniadas com o Inep, garantindo acesso facilitado para estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
