Carnatal injeta R$ 155 milhões na economia do RN e cresce 38%, diz Fecomércio

Pesquisa mostra crescimento do evento, alta aprovação do público e impacto positivo sobre Comércio, Serviços e Turismo de Natal - Foto: Divulgação

O Carnatal 2025 confirmou sua força como um dos principais eventos do calendário econômico e cultural do Rio Grande do Norte. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio RN, a edição deste ano, movimentou R$ 155 milhões na economia, registrando crescimento de quase 38%, em relação ao ano anterior e reforçando o impacto positivo sobre comércio, serviços e turismo em Natal. 

A divulgação dos dados ocorreu nesta quinta-feira (18), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, para a diretoria da Clap Entretenimento, organizadora do evento, e a imprensa potiguar.

A avaliação do público foi consistente: a nota média do evento ficou em patamar elevado de 9,14, e mais de 90% dos participantes disseram pretender voltar na próxima edição, mostrando a fidelidade que reforça a relevância da festa para o calendário turístico-local. A pesquisa envolveu 705 entrevistados entre frequentadores e 200 empresários, com nível de confiança de 95% e margem de erro próxima a 3 pontos.

Do lado do comércio, a percepção também foi de ganho e crescimento. Muitos estabelecimentos ampliaram investimentos para atender ao fluxo do evento: houve aumento médio de faturamento e crescimento no investimento por porte, com destaque para microempreendedores (MEI), que registraram ganhos relevantes no faturamento diário durante a micareta. Para empresários, a avaliação sobre o movimento foi majoritariamente positiva, uma vez que a maior parte considerou o período “bom” ou “muito bom” para negócios.

“O Carnatal se consolida, mais uma vez, como um grande impulsionador da economia local, movimentando o comércio, os serviços e fortalecendo o turismo em Natal. O que a nossa pesquisa mostra é que há um movimento em diversos segmentos, desde o informal, passando pelos microempreendedores, pequenas e grandes empresas. No turismo, por exemplo, tivemos a nossa rede hoteleira lotada para o evento”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Queiroz também destaca o movimento de solidariedade que envolveu o Carnatal. Durante os três dias do evento, foram arrecadadas 100 toneladas de alimentos, das quais 21,4 foram doadas para o Sesc Mesa Brasil. 

As doações somaram um número recorde e foram entregues a instituições filantrópicas cadastradas no programa, beneficiando quase 6 mil famílias.

O diretor do Carnatal e da Clap Entretenimento, Felinto Filho, comemorou os resultados apresentados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que indicam que a festa mais que dobrou sua movimentação econômica nos últimos dois anos. 

Ele também ressaltou as metas para a próxima edição do evento, de ampliar ainda mais a atração de visitantes e turistas para a capital potiguar, fortalecendo o impacto econômico e a projeção de Natal no cenário nacional.

“O Carnatal tinha como foco alcançar 42% no que diz respeito a participação de turistas nessa edição. Nós batemos esse número, fomos para 44,5%. Quanto mais nacionalizado for a percepção de marca, maior e mais vigoroso será o evento e, de igual forma, também será mais motivador para quem aqui reside, consome e gosta do Carnatal. Podemos destacar outros pontos como a regionalização do evento e a noção de pertencimento dos diversos setores da economia, que ficaram nítidos neste levantamento”, declara.

Os dados completos da pesquisa podem ser acessados em fecomerciorn.com.br/pesquisas

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال