Processo é feito pelo SIGEduc e segue até 9 de janeiro; estudantes com deficiência têm prioridade e renovação pode ser feita online por famílias e maiores de 18 anos
A rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte iniciou o processo de matrículas para o ano letivo de 2026, com mais de 200 mil vagas disponíveis entre renovações, transferências e novas matrículas. Todo o procedimento é feito online, pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), no site www.sigeduc.rn.gov.br.
A partir de 22 de dezembro, o sistema passa a receber pedidos de renovação de matrícula, transferências e inscrições para o Ensino Médio em Tempo Integral e para a Educação Profissional. O prazo segue até 9 de janeiro.
As primeiras etapas da matrícula foram concluídas no início deste mês e priorizaram estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).
Uma das principais mudanças para 2026 é que a renovação de matrícula poderá ser feita diretamente pelos estudantes maiores de 18 anos ou por responsáveis, por meio do Portal do Estudante, Portal da Família ou pelos aplicativos do SIGEduc. Até este ano, o procedimento era realizado exclusivamente pelas escolas.
A atualização do questionário socioeconômico passa a ser obrigatória em todas as modalidades. A confirmação da matrícula continuará sendo feita pelas escolas, após análise das solicitações.
Transferências e critérios
As transferências, automáticas ou por interesse do estudante, serão analisadas com base em critérios como a existência de irmãos matriculados na escola solicitada, a distância entre as escolas e a ordem de inscrição.
Para o Ensino Médio em Tempo Integral e a Educação Profissional, terão prioridade estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade social e a ordem da solicitação.
Entre 22 de dezembro e 9 de janeiro, poderão ser feitas solicitações de transferência interna na rede estadual, pedidos de estudantes das redes municipais de Natal e Macaíba e inscrições para escolas de Ensino Médio Integral e Profissional.
Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 13 de janeiro. As chamadas públicas ocorrerão nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, às 17h, com prazo de três dias úteis para confirmação da matrícula.
A partir de 2 de fevereiro, as vagas remanescentes serão ofertadas por demanda espontânea ao longo do ano letivo.
Tags
EDUCAÇÃO
