O The New York Times incluiu a potiguar Tânia Maria, 77 anos, em sua lista das melhores atuações de 2025. Ela foi destacada por sua performance em "O Agente Secreto", sendo citada como a "Melhor Atuação de Cigarro", com o jornal ressaltando a presença marcante dela em cena.
"No meio de 'O Agente Secreto', há uma cena de rua à luz do dia, e essa mulher simplesmente entra no quadro e quase se aproxima da câmera. Enquanto ela está ali parada esperando, você pensa: 'Espero que este filme saiba que deveria ser mais sobre essa pessoa'. Ela é uma verdadeira dama, mas é única, glamourosa em um vestido de casa com estampa botânica e óculos escuros", escreveu.
"O motivo pelo qual você a nota é que seus lábios seguram um cigarro e ela está fumando-o com vontade. Ela maneja esse cigarro da mesma forma que pessoas idosas mais convencionais usam uma bengala. Bati o olho nela e soube: 'eu estava fumando ela."
Conforme a CNN Brasil, a publicação também refletiu sobre a simbologia do cigarro de Dona Sebastiana, a personagem vivida por Tânia Maria, no contexto político do filme brasileiro, indicado ao Critics Choice Awards e Globo de Ouro.
"O escritor e diretor Kleber Mendonça Filho tem um olhar incansável para as pessoas. Dito e feito, Tânia Maria se torna uma figura mais do que secundária neste filme importante, a 'mãe de casa' para um punhado de refugiados políticos, dissidentes contra a brutalidade da ditadura militar brasileira. O único cigarro que a vemos fumar é nessa introdução. Mas ela anuncia que está fumando há 60 de seus 77 anos."
"O hábito de fumar de Maria é um triunfo da personalidade sobre as circunstâncias; ele diz: 'Se eu posso vencer esses cigarros, posso vencer esta ditadura'. Que atalho poderoso para a sua passagem pelo mundo. Ela praticamente não tem créditos de cinema, mas tem tudo o que você deseja de uma pessoa na frente de uma câmera, que é toda a vida que ela já viveu", concluiu.
Mendonça Filho conheceu Tânia Maria durante a busca por figurantes para o filme "Bacurau", lançado em 2019, que marcou a estreia da atriz maranhense nas telonas. No longa, ela interpretava uma moradora da cidade fictícia. Após o sucesso em "O Agente Secreto", Tânia Maria já está envolvida em dois novos projetos, dando continuidade à sua carreira artística.
De acordo com a CNN Brasil, o The New York Times também colocou Wagner Moura na lista, o protagonista de "O Agente Secreto". O baiana ficou entre as 10 melhores atuações do ano, segundo o jornal.
Tags
Reconhecimento
