370 presos do RN conseguem nota para disputar vagas em universidades


Reprodução Seap



O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) foi positivo no Rio Grande do Norte. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, 370 internos do sistema prisional potiguar conseguiram pontuação suficiente para concorrer a vagas no ensino superior em 2026.

O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade é aplicado dentro das unidades prisionais e permite que os participantes usem a pontuação para ingressar em universidades públicas e privadas. No RN, 805 internos participaram da edição mais recente do exame.

Com o resultado, os candidatos podem tentar uma vaga em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou ingressar em faculdades privadas conveniadas com o governo estadual. Atualmente, mais de 80 internos já estão matriculados em cursos de graduação, principalmente na modalidade de ensino a distância.

O exame também voltou a ser utilizado, em 2025, como forma de certificação do ensino médio para pessoas privadas de liberdade. No estado, 1.201 internos se inscreveram com esse objetivo e aguardam a divulgação do resultado.

Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), a participação dos internos no Enem é resultado de ações educacionais desenvolvidas nas unidades prisionais, com apoio de policiais penais, professores da rede estadual e voluntários. Além da prova, os internos tiveram acesso a aulas preparatórias e conteúdos educacionais a distância.

Atualmente, cerca de 35% da população prisional em regime fechado no Rio Grande do Norte participa de atividades educacionais dentro do sistema.


*Inf. Seap
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال