![]() |
| Chamadas são voltadas a artistas, grupos e coletivos potiguares, incluindo artistas naturais ou residentes no RN - Foto: Divulgação |
Natal ganhará, em 2026, o Festival de Solos Teatrais do Rio Grande do Norte, conhecido como FEST. Idealizado pelo artista e gestor cultural José Neto Barbosa, o festival inicia suas atividades com dois chamamentos públicos: um voltado ao mapeamento de solos teatrais do estado e outro para a seleção pública de cenas curtas e processos criativos em desenvolvimento, que irão compor a programação da 1ª edição do evento, prevista para março de 2026.
De acordo com o idealizador, os chamamentos visam fortalecer a participação dos artistas no projeto.
“Esses chamamentos aproximam os artistas do festival e fortalecem a participação da cena local no projeto, ampliando a visibilidade da produção potiguar”, disse José Neto Barbosa.
O primeiro chamamento tem como objetivo mapear espetáculos solo produzidos no Rio Grande do Norte, organizando informações para fins de registro, memória, pesquisa e disponibilidade pública. Podem se inscrever, clicando neste link (https://forms.gle/GCboZe2xF525Gi9u7), artistas com solos já estreados ou em circulação.
Os trabalhos inscritos irão compor um catálogo público, destinado a curadores, programadores e espaços culturais, ampliando o alcance da produção potiguar. Apesar do mapeamento ser uma ação permanente, cadastros realizados até 20 de janeiro também poderão ser considerados para a programação do 1º FEST, conforme critérios curatoriais.
A segunda convocatória é destinada à seleção de cenas curtas e processos criativos em desenvolvimento (Work in Progress). A proposta é selecionar monólogos, solos em construção ou cenas ainda em processo, para apresentação pública na programação do festival.
O espaço é voltado à experimentação, ao compartilhamento de pesquisa e ao amadurecimento das criações, fortalecendo a cena teatral potiguar contemporânea. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de janeiro, por meio de formulário (https://forms.gle/Urh4DPKtdMHpAcoL8).
É importante destacar que as chamadas são voltadas a artistas, grupos e coletivos potiguares, incluindo artistas naturais ou residentes no Rio Grande do Norte, bem como obras que tenham desenvolvido etapas de criação no território potiguar.
O 1º FEST – Festival de Solos Teatrais do Rio Grande do Norte é uma realização da S.E.M. Cia. de Teatro, da Fundação José Augusto, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Sistema Nacional de Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, bem como da Prefeitura do Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão, e da Unimed Natal, com produção da POSS Comunicação e Cultura
Confira os chamamentos
Mapeamento de Solos Teatrais do Rio Grande do Norte: https://forms.gle/GCboZe2xF525Gi9u7
Seleção solos em cenas curtas e em processo de criação cênica para a 1ª edição do Festival de Solos Teatrais do Rio Grande do Norte: https://forms.gle/Urh4DPKtdMHpAcoL8
Tags
CULTURA
