![]() |
| Cada food truck poderá vender até cinco pratos, sendo obrigatório que o cardápio inclua, no mínimo, dois ingredientes da culinária potiguar - Foto: Magnus Nascimento |
A Prefeitura do Natal divulgou, no Diário Oficial do Município (DOM), desta sexta-feira (23), o edital de credenciamento destinado a empreendedores gastronômicos, que possuem food trucks e desejam atuar no Polo Avenida da Alegria, na Redinha, durante o Pré-Carnaval e o Carnaval de Natal, no período de 6 a 8 e de 13 a 17 de fevereiro de 2026.
De acordo com o Edital nº 001/2026, o local contará com até 25 espaços destinados a food trucks. O credenciamento é voltado a pessoas físicas e jurídicas que possuam, preferencialmente, veículos do tipo furgão, van, caminhão ou similares. Os selecionados poderão comercializar gêneros gastronômicos, além de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
O edital estabelece regras específicas de seleção e comercialização, como a obrigatoriedade de informar as dimensões do veículo, incluindo engate, e apresentar imagens do equipamento.
Todos os pratos comercializados deverão ter preço máximo de R$ 70,00, em tamanho único, sendo vedada a oferta de porções pequenas, médias e grandes de um mesmo prato.
Cada food truck poderá vender até cinco pratos, sendo obrigatório que o cardápio inclua, no mínimo, dois ingredientes da culinária potiguar. As propostas devem detalhar os preços e as formas de pagamento.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição para pessoas físicas ou jurídicas. No entanto, os selecionados deverão efetuar o pagamento da taxa de licença pela ocupação e exploração da área pública, calculada conforme o tamanho do equipamento e os dias de atuação no evento.
Os candidatos habilitados serão classificados por pontuação, com pontuação máxima de 40 pontos, considerando critérios como portfólio e experiência em eventos, cardápio com foco na gastronomia regional, além de formação e qualificação na área gastronômica.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio digital, pelo e-mail [email protected], com o envio de toda a documentação exigida no artigo 6º do edital, incluindo certidões fiscais, certificado de curso de Boas Práticas em Alimentação, declaração com as dimensões e fotos do food truck, além do comprovante da taxa de ocupação do espaço público, no valor de R$ 0,39 por metro quadrado/dia, acrescida da taxa de permissão.
O prazo para submissão das propostas tem início nesta sexta-feira (23) e segue até a próxima segunda-feira (26). A análise da documentação está prevista para os dias 27 e 28 de janeiro, com divulgação do resultado preliminar no dia 29.
O resultado final será publicado no dia 3 de fevereiro, após o período de interposição de recursos.
O resultado será divulgado no Diário Oficial do Município, e a convocação dos selecionados será realizada pela Setur, conforme a necessidade e a logística do evento, respeitando a ordem de classificação.
A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) ficará responsável pela avaliação, indicação e demarcação do espaço a ser ocupado por cada food truck.
“A Setur realizará a avaliação e indicará o local exato destinado a cada credenciado. Não será permitida a ocupação de espaço diferente do previamente demarcado. A medida visa garantir a organização do fluxo de pessoas, a segurança pública e a harmonia visual do local, evitando a ocupação desordenada das áreas públicas”, esclareceu o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon.
Tags
Oportunidade
