![]() |
| TJRN destaca que órgãos públicos não entram em contato por redes sociais, SMS ou WhatsApp - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil |
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) emitiu, na última segunda-feira (9), um alerta à população sobre uma nova tentativa de golpe, que tem circulado por meio de mensagens de texto.
Conhecida como “Golpe do CPF irregular”, a fraude utiliza SMS para informar, falsamente, que o CPF da vítima estaria irregular, o que poderia resultar em bloqueio de bens ou de contas bancárias.
Na mensagem, os golpistas costumam incluir links ou números de telefone para contato. Ao clicar ou ligar, a vítima é induzida a pagar um boleto fraudulento, sob a promessa de regularização imediata da situação.
O TJRN reforça que não realiza esse tipo de comunicação por SMS, WhatsApp ou redes sociais, nem solicita pagamentos dessa forma.
De acordo com o tribunal, o golpe se aproveita do receio natural das pessoas e do desconhecimento sobre os procedimentos oficiais de consulta.
Para obter informações legítimas relacionadas a processos judiciais, o cidadão deve utilizar apenas os canais oficiais, como o aplicativo Justiç@RN, por meio da consulta ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Tags
ALERTA
