Morre Ricardo Schnetzer, voz brasileira de Tom Cruise e Al Pacino

Referência da dublagem nacional, Schnetzer também deu voz a Richard Gere, Nicolas Cage e personagens clássicos - Foto: (Reprodução / Instagram )



A dublagem brasileira perdeu, nesta quarta-feira (4), um de seus principais nomes. Morreu aos 72 anos Ricardo Schnetzer, dublador, ator e diretor de dublagem conhecido por ser a voz brasileira do ator Al Pacino. A informação foi confirmada por colegas de profissão, entre eles Wirley Contaifer, que prestou homenagem nas redes sociais.

Nos últimos anos, Schnetzer enfrentava a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que compromete progressivamente o sistema nervoso. Diante do agravamento do quadro de saúde, amigos e admiradores chegaram a organizar, no início do ano, uma campanha de arrecadação online para ajudar no custeio do tratamento. A meta era de R$ 200 mil, e mais de R$ 118 mil haviam sido arrecadados.

Carioca, nascido em 13 de abril de 1953, Ricardo Schnetzer iniciou a carreira profissional na década de 1970 e construiu uma trajetória marcante na dublagem nacional. Tornou-se uma das vozes mais reconhecidas do país, associada a grandes nomes do cinema internacional, como Al Pacino, Richard Gere e Nicolas Cage.

Além do cinema, Schnetzer também marcou gerações ao dar voz a personagens conhecidos do público, como Benson, de Apenas um Show, Capitão Planeta, Albafica de Peixes, de Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas, e Carlos Daniel, da novela A Usurpadora.


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال