![]() |
| Serpentinas metalizadas lançadas na direção da rede elétrica podem provocar acidentes graves - Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern |
Elas parecem inofensivas e se tornaram um dos principais itens utilizados em shows e trios elétricos nos últimos anos: as serpentinas metalizadas.
Segundo a Neoenergia Cosern, para o sistema elétrico, porém, esses adereços são vilões e podem causar acidentes graves, como já registrados nos estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. No Rio Grande do Norte, assim como em outras unidades federativas, a comercialização e distribuição de serpentinas metalizadas é proibida por lei.
Para que o carnaval seja uma época de folia e boas lembranças, a Neoenergia Cosern reforça orientações básicas de segurança, como o não lançamento de serpentinas metalizadas em direção à rede elétrica.
“As serpentinas metalizadas são condutoras de energia elétrica. Quando lançadas contra a rede de distribuição, podem causar curtos-circuitos e rompimento de cabos de energia. O uso indevido desses itens pode causar acidentes graves, principalmente em épocas de grande circulação de pessoas em ruas, avenidas e espaços fechados, como no carnaval”, explicou Eudes Augusto, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern.
Segundo a Neoenergia Cosern, a Lei Estadual Nº 12.637, de 13 de janeiro de 2026, proíbe, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, a comercialização e a distribuição de serpentinas metalizadas. A proibição estabelecida se aplica a toda pessoa física ou jurídica que comercializa ou distribui serpentinas metalizadas.
O descumprimento da referida Lei sujeitará o infrator, quando pessoa física ou jurídica de direito privado, às seguintes penalidades: I - advertência, quando da primeira autuação da infração; e II - multa, quando da segunda autuação.
Histórico
Segundo a Neoenergia Cosern, a Lei Nº 12.637/2026 tem como objetivo evitar tragédia, como a que aconteceu em fevereiro de 2011, em um bloco de pré-carnaval na cidade de Bandeira do Sul, em Minas Gerais.
Na ocasião, um folião arremessou serpentina metálica de cima do trio elétrico, em direção à rede de energia. Isso provocou curto-circuito ao entrar em contato com a rede de média tensão, ocasionando, a morte de 16 pessoas e ferindo outras 55.
Segundo a Neoenergia Cosern, em 2024, na véspera do carnaval, em Salvador (BA), as serpentinas metálicas causaram queda do fornecimento de energia nas imediações do circuito Barra-Ondina por várias horas.
Já na passagem de ano de 2024 para 2025, uma pessoa na cidade de Olinda (PE), sofreu uma descarga elétrica, após arremessar serpentinas metalizadas na rede de distribuição de energia. Ela sofreu queimaduras moderadas.
Segundo a Neoenergia Cosern, atualmente, além do Rio Grande do Norte, a comercialização e distribuição de serpentinas metalizadas é proibida por lei em Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.
Orientações de segurança
- Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar a Neoenergia Cosern;
- Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;
- Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
- Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
- Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
- Não colocar enfeites e nem jogar objetos na rede elétrica, sejam eles metálicos ou não;
- Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;
- É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;
- Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente a Neoenergia Cosern através do número 116.
Campanha de segurança
Para conscientizar milhares de foliões sobre a importância dos cuidados e da segurança na rede elétrica, a Neoenergia promove uma parceria do cantor Alceu Valença com a banda BaianaSystem. Os artistas são as estrelas da nova campanha “Seja inimigo do fim”.
“Nossa estratégia é conscientizar o público por meio da música, fortalecendo o engajamento da marca Neoenergia. Promover, pela primeira vez, o encontro entre Alceu Valença e BaianaSystem mostra a força cultural brasileira para atingirmos milhares de pessoas sobre algo tão relevante que não pode ser esquecido nem mesmo durante o Carnaval: a segurança na rede elétrica”, afirma Lorenzo Perales, diretor de Marketing da Neoenergia.
Segundo a Neoenergia Cosern, o alerta é necessário, pois dados da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) mostram que, entre os meses de janeiro a agosto de 2025, 478 acidentes foram registrados em todo o Brasil, com 176 mortes.
Em todo o ano de 2024, foram contabilizados 627 acidentes com a rede em todo território nacional. Desses, 258 envolveram vítimas fatais. Os dados são preocupantes e a maioria dos casos acontece em decorrência de contatos acidentais que poderiam ser evitados.
Tags
ALERTA
