O Rio Grande do Norte alcançou, em 2025, a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa anual de desocupação no estado ficou em 8,1%.
Embora o índice ainda esteja acima da média nacional, o resultado representa um avanço importante para o mercado de trabalho potiguar e consolida 2025 como o melhor ano da série histórica no estado.
O Rio Grande do Norte está entre as 19 unidades da federação, além do Distrito Federal, que registraram a menor taxa anual de desocupação desde o início da pesquisa.
No comparativo regional, o estado apresentou desempenho melhor que outros estados do Nordeste, como Bahia (8,7%) e Pernambuco (8,7%). Já o Piauí teve a maior taxa do país, com 9,3%.
Apesar do avanço no emprego, a informalidade ainda é um desafio. Em nível nacional, 38,1% da população ocupada estava em trabalhos informais em 2025, realidade que também impacta os estados nordestinos.
Mesmo diante desse cenário, o resultado reforça a tendência de recuperação e fortalecimento do mercado de trabalho no Rio Grande do Norte, que atinge um marco histórico ao registrar sua menor taxa de desemprego desde 2012.
Tags
ECONOMIA