Primeira-dama afirmou que plataforma deve ser retirada do ar após episódio envolvendo a morte de uma jovem de 13 anos durante uma live.
A primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja, defendeu nesta quinta-feira (6) o bloqueio do aplicativo Discord no país após um episódio envolvendo a morte de uma adolescente de 13 anos durante uma transmissão ao vivo na plataforma.
A declaração ocorreu durante a sanção do Projeto de Lei nº 3.066/2025, que amplia medidas de combate à violência sexual no ambiente digital. Durante o discurso, Janja afirmou que o aplicativo deveria ser retirado do ar imediatamente e cobrou medidas para restringir o funcionamento da plataforma no Brasil.
“Eu acho que a gente precisa retirar imediatamente. A gente precisa bloquear o Discord no Brasil de qualquer forma”, declarou. A primeira-dama também mencionou o caso da adolescente e afirmou que situações semelhantes não seriam isoladas. “Eu não posso aceitar ver uma menina de 13 anos se mutilar ao vivo na internet e morrer”, disse.
Janja defendeu uma atuação conjunta entre os Poderes Executivo e Judiciário para adoção de medidas legais contra plataformas digitais que apresentem falhas nos mecanismos de proteção de crianças e adolescentes.
Após a manifestação, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, solicitou que as informações sobre o caso fossem encaminhadas ao órgão para avaliação das medidas cabíveis.