A Polícia Federal (PF) divulgou um balanço atualizado sobre as ações de prevenção e combate aos ilícitos eleitorais durante o segundo turno das Eleições 2026. Segundo o relatório emitido às 15h deste domingo (25), houve uma elevação expressiva nas ocorrências ao longo do dia, resultando em 41 pessoas encaminhadas às delegacias, 31 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCs) registrados e dois inquéritos policiais abertos. Outros 11 casos permanecem em apuração preliminar para apurar eventuais situações de flagrante.
A movimentação da tarde reflete uma aceleração no volume de apurações em comparação com o levantamento inicial da manhã. Até as 10h30, os registros contabilizavam apenas dois termos circunstanciados, quatro conduzidos e duas apurações em andamento.
Tipificação das condutas e abrangência geográfica
As infrações mais recorrentes identificadas pelas equipes da Polícia Federal no decorrer da votação são a propaganda eleitoral irregular no dia do pleito (boca de urna) e a violação do sigilo do voto.
A dispersão geográfica dos casos também se ampliou no período da tarde. Enquanto as ocorrências matutinas ficavam restritas a quatro unidades federativas (Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Sergipe), o relatório das 15h registrou apurações distribuídas por 18 estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.
A corporação ressalta que os indicadores possuem caráter dinâmico e podem sofrer alterações contínuas à medida que novas diligências e checagens são integradas pelas equipes de campo. A atualização dos dados em tempo real pode ser consultada por meio do Painel BI da instituição.
Acumulado das operações em 2026
O balanço divulgado incluiu ainda a consolidação das ações de combate a ilícitos eleitorais no acumulado do ano. Até as 15h, a instituição somava 1.613 inquéritos policiais abertos ao longo de 2026 para apurar condutas irregulares no processo eleitoral.
Em termos de apreensões financeiras e patrimoniais, as operações realizadas pela Polícia Federal no ano totalizam R$ 51,9 milhões em bens e valores recolhidos, dos quais R$ 31,7 milhões foram apreendidos em moeda corrente.
Acompanhe as atualizações das apurações do pleito e as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral no Portal do TSE.
