Redação,Via Certa
Por Mariana Czerwonka.

Placas Mercosul
A placa padrão já é adotada por Detrans de sete estados: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. 
Foto: Sebastião Gomes-Detran/RJ.

Está sendo compartilhada nas redes sociais, a informação de que a implantação das placas modelo Mercosul foi suspensa pelo presidente Jair Bolsonaro. A informação não é verídica.

A Res.729/18 que estabeleceu o sistema de Placas de Identificação de Veículos no padrão disposto na Resolução MERCOSUL continua em vigor e segundo a alteração proposta pela Res. 770/18, o prazo final para implementação é 30 de junho de 2019.

O que aconteceu, e que pode estar causando essa confusão, é que na semana passada, duas Decisões publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no Diário Oficial da União, apontaram os assuntos para estudos prioritários e imediatos encaminhados para as Câmaras Temáticas do órgão. Dentre eles, foi solicitado um estudo específico sobre a placa Mercosul.

Decisão do Contran

A Decisão 03/2019 solicita à Câmara Temática de Assuntos Veiculares um estudo detalhado sobre a Placa Mercosul com os seguintes temas: estudar critérios para amplo credenciamento, avaliar supressão do chip, avaliar QRCode, estudar implantação somente em veículos novos, analisar e definir aspectos físicos e técnicos da placa (retrorrefletividade, luminância, cores, caracteres, película, etc) e analisar os custos de toda a cadeia produtiva até o consumidor.

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter dado declarações durante a campanha de que queria acabar com o modelo de placa, por meio do Ministério da Infraestrutura, o governo admitiu que não só pretende manter o novo sistema de identificação dos veículos no Brasil, como ainda ampliar o seu uso e melhorar o nível de segurança das informações.

De acordo com o órgão, a placa padrão já é adotada por Detrans de sete estados: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte.

Um comentário:

  1. Mais uma vez esse blog sem credibilidade não fala a verdade,obs na resolução 770-DENATRAN que, os Detrans que ainda não implantou essas placas estão impedido de implantar até que seja feito um estudo de sua viabilidade. rever o alfa numérico como também os supostos iténs de segurança, retorno das tarjetas e lacres ainda estão em estudo, portanto essas placas atuais modelo Mercosul ira haver grande modificação, correndo o risco dos proprietários de veículos arcar mais um prejuízo, quanto o mau caráter de blog que vem de todas as formas tentando proteger o esquema do credenciamento que está sendo investigado pelo GAECO, onde só 4 empresas estampadoras foram credenciadas sendo 3 em nome de laranjas de um Policial da Rodoviária Federa e uma de pessoas ligado a políticos do estado,quanto unica empresa fabricante do blanks esta processada em varios estados junto com diretores de Detrans por improbidade administrativa. sem falar que este blog falsificou um documento de uma viatura da plicia do estado para tentar incriminar as empresas que denunciaram o esquema de credenciamento do detran/RN. ( a mafia das placas modelo Mercosul ramificou para o Rio Grande do Norte, )

    ResponderExcluir

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas