Há na lei uma regulamentação específica sobre faróis de milha, utilizados como complemento da iluminação, dirigindo o facho de luz para a profundidade, para iluminar distâncias à frente. Esses faróis são também conhecidos como farol de neblina, farol auxiliar e ainda farol de longo alcance. Constitui infração grave punida com multa e cinco pontos na CNH transitar com o farol desregulado ou com facho de luz que perturbe a visão de outro condutor, mas vejo a toda hora esta infração ser cometida, e parece que só a fiscalização não percebe o incômodo causado.
Faróis de xenônio
Aproveitamos então para falar um pouco também sobre os faróis de xenônio, que estão infernizando a vida dos demais condutores. Quem circula à noite acaba entrando em uma verdadeira guerra de faróis, e nessa guerra não há vencedores, só vencidos. Quem já não teve a desagradável sensação de cruzar com um veículo que usa esses faróis com uma luz que, de tão intensa, chega a parecer azulada e ficar inteiramente ofuscado, momentaneamente cego? Quem age dessa forma demonstra um profundo egoísmo, um desamor ao próximo e uma gritante falta de educação e de respeito.
Comparação
Mas, afinal, o que vêm a ser esses faróis de xenônio? Em uma comparação simples, enquanto um farol halógeno funciona com lâmpadas em que há um filamento de tungstênio, que fica incandescente com a passagem da corrente elétrica, no farol de xenônio, há o gás que lhe dá o nome, acionado por um reator que produz uma centelha que o inflama, lembrando um pouco o funcionamento de uma lâmpada fluorescente. Quando cruzamos com um veículo com aquele terrível farol, em que brilha uma luz azulada, na verdade, temos a presença do gás xenon mas com a temperatura de cor muito elevada ou com a instalação feita de forma inadequada. Segundo o Denatran, o produto é legal, desde que a lâmpada seja realmente branca. Para tanto, a temperatura de cor não pode passar de sete mil graus Kelvin. Não me pergunte como se mede isso, eu devo ter faltado a essa aula.
Limitação
Esses faróis de xenônio têm também uma limitação: como precisam de alguns segundos para acender, não podem ser usadas como farol alto, porque não atendem à função de luz de advertência, de lampejador. Para essa função, ainda são usadas as lâmpadas convencionais. E, se a idéia de faróis mais potentes lhe agrada, tenha a sensatez de procurar a assistência técnica, quem realmente entenda do assunto e que assuma a responsabilidade pelos resultados. Caso contrário, você poderá enxergar muito bem, embora de forma egoísta, sem educação e sem respeito para com os outros. E ficará muito claro para todos nós quem é o ignorante que usa farol de milha aceso nas cidades, ao cruzar com outros veículos, ou as infames luzes azuladas.
Sérgio Bona de Portão
Faróis de xenônio
Aproveitamos então para falar um pouco também sobre os faróis de xenônio, que estão infernizando a vida dos demais condutores. Quem circula à noite acaba entrando em uma verdadeira guerra de faróis, e nessa guerra não há vencedores, só vencidos. Quem já não teve a desagradável sensação de cruzar com um veículo que usa esses faróis com uma luz que, de tão intensa, chega a parecer azulada e ficar inteiramente ofuscado, momentaneamente cego? Quem age dessa forma demonstra um profundo egoísmo, um desamor ao próximo e uma gritante falta de educação e de respeito.
Comparação
Mas, afinal, o que vêm a ser esses faróis de xenônio? Em uma comparação simples, enquanto um farol halógeno funciona com lâmpadas em que há um filamento de tungstênio, que fica incandescente com a passagem da corrente elétrica, no farol de xenônio, há o gás que lhe dá o nome, acionado por um reator que produz uma centelha que o inflama, lembrando um pouco o funcionamento de uma lâmpada fluorescente. Quando cruzamos com um veículo com aquele terrível farol, em que brilha uma luz azulada, na verdade, temos a presença do gás xenon mas com a temperatura de cor muito elevada ou com a instalação feita de forma inadequada. Segundo o Denatran, o produto é legal, desde que a lâmpada seja realmente branca. Para tanto, a temperatura de cor não pode passar de sete mil graus Kelvin. Não me pergunte como se mede isso, eu devo ter faltado a essa aula.
Limitação
Esses faróis de xenônio têm também uma limitação: como precisam de alguns segundos para acender, não podem ser usadas como farol alto, porque não atendem à função de luz de advertência, de lampejador. Para essa função, ainda são usadas as lâmpadas convencionais. E, se a idéia de faróis mais potentes lhe agrada, tenha a sensatez de procurar a assistência técnica, quem realmente entenda do assunto e que assuma a responsabilidade pelos resultados. Caso contrário, você poderá enxergar muito bem, embora de forma egoísta, sem educação e sem respeito para com os outros. E ficará muito claro para todos nós quem é o ignorante que usa farol de milha aceso nas cidades, ao cruzar com outros veículos, ou as infames luzes azuladas.
Sérgio Bona de Portão
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