A guerra dos faróis

Há na lei uma regulamentação específica sobre faróis de milha, utilizados como complemento da iluminação, dirigindo o facho de luz para a profundidade, para iluminar distâncias à frente. Esses faróis são também conhecidos como farol de neblina, farol auxiliar e ainda farol de longo alcance. Constitui infração grave punida com multa e cinco pontos na CNH transitar com o farol desregulado ou com facho de luz que perturbe a visão de outro condutor, mas vejo a toda hora esta infração ser cometida, e parece que só a fiscalização não percebe o incômodo causado.

Faróis de xenônio
Aproveitamos então para falar um pouco também sobre os faróis de xenônio, que estão infernizando a vida dos demais condutores. Quem circula à noite acaba entrando em uma verdadeira guerra de faróis, e nessa guerra não há vencedores, só vencidos. Quem já não teve a desagradável sensação de cruzar com um veículo que usa esses faróis com uma luz que, de tão intensa, chega a parecer azulada e ficar inteiramente ofuscado, momentaneamente cego? Quem age dessa forma demonstra um profundo egoísmo, um desamor ao próximo e uma gritante falta de educação e de respeito.

Comparação
Mas, afinal, o que vêm a ser esses faróis de xenônio? Em uma comparação simples, enquanto um farol halógeno funciona com lâmpadas em que há um filamento de tungstênio, que fica incandescente com a passagem da corrente elétrica, no farol de xenônio, há o gás que lhe dá o nome, acionado por um reator que produz uma centelha que o inflama, lembrando um pouco o funcionamento de uma lâmpada fluorescente. Quando cruzamos com um veículo com aquele terrível farol, em que brilha uma luz azulada, na verdade, temos a presença do gás xenon mas com a temperatura de cor muito elevada ou com a instalação feita de forma inadequada. Segundo o Denatran, o produto é legal, desde que a lâmpada seja realmente branca. Para tanto, a temperatura de cor não pode passar de sete mil graus Kelvin. Não me pergunte como se mede isso, eu devo ter faltado a essa aula.

Limitação
Esses faróis de xenônio têm também uma limitação: como precisam de alguns segundos para acender, não podem ser usadas como farol alto, porque não atendem à função de luz de advertência, de lampejador. Para essa função, ainda são usadas as lâmpadas convencionais. E, se a idéia de faróis mais potentes lhe agrada, tenha a sensatez de procurar a assistência técnica, quem realmente entenda do assunto e que assuma a responsabilidade pelos resultados. Caso contrário, você poderá enxergar muito bem, embora de forma egoísta, sem educação e sem respeito para com os outros. E ficará muito claro para todos nós quem é o ignorante que usa farol de milha aceso nas cidades, ao cruzar com outros veículos, ou as infames luzes azuladas.

Sérgio Bona de Portão

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