Segundo a Agência Câmara, a Comissão de Viação e Transportes aprovou o projeto de lei 6.506/09 que permite que, nos cursos de formação de condutores, as aulas de direção defensiva, de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados com o trânsito e de legislação de trânsito sejam realizados em modalidade não presencial, pela internet.
O objetivo, segundo o autor da proposta é a facilidade de acesso e os custos reduzidos.
Custos???????? Educação de trânsito, que pena que nem todos pensam assim, não é custo, é investimento. Investimento no indivíduo, na coletividade, na saúde, na sociedade, na prevenção, etc.
Sem falar no papel do instrutor. Eu aposto que bons instrutores, e já vi muitos por aí, não dão apenas aulas, não repassam apenas conteúdo, mas fazem o aluno refletir e se conscientizar dos perigos enfrentados nas ruas brasileiras. E isso não se aprende apenas nas aulas práticas, as aulas teóricas são muito importantes para a formação de cidadãos cada vez mais capacitados para enfrentar o trânsito. Tirar este facilitador do processo de habilitação não é apenas um perigo, é uma liberação para que os candidatos pensem apenas em passar na prova, mas não em realmente aprender.
O aperfeiçoamento no processo de formação de condutores não é somente um passo importante para a redução no número de acidentes e de mortos no trânsito brasileiro, é a aposta de muitos, que infelizmente, só tem contato com a educação de trânsito no Centro de Formação de Condutores.
Quero deixar claro, não sou contra a modernização deste processo, acredito que uma carga horária adicional complementar pela internet, poderia, inclusive forçar o candidato a estudar fora da sala de aula, o que seria positivo, mas para termos um curso inteiro à distância, precisaríamos primeiro mudar muito a mentalidade e a cultura do nosso povo. Até o próximo post!
Mariana Czerwonka
O objetivo, segundo o autor da proposta é a facilidade de acesso e os custos reduzidos.
Custos???????? Educação de trânsito, que pena que nem todos pensam assim, não é custo, é investimento. Investimento no indivíduo, na coletividade, na saúde, na sociedade, na prevenção, etc.
Sem falar no papel do instrutor. Eu aposto que bons instrutores, e já vi muitos por aí, não dão apenas aulas, não repassam apenas conteúdo, mas fazem o aluno refletir e se conscientizar dos perigos enfrentados nas ruas brasileiras. E isso não se aprende apenas nas aulas práticas, as aulas teóricas são muito importantes para a formação de cidadãos cada vez mais capacitados para enfrentar o trânsito. Tirar este facilitador do processo de habilitação não é apenas um perigo, é uma liberação para que os candidatos pensem apenas em passar na prova, mas não em realmente aprender.
O aperfeiçoamento no processo de formação de condutores não é somente um passo importante para a redução no número de acidentes e de mortos no trânsito brasileiro, é a aposta de muitos, que infelizmente, só tem contato com a educação de trânsito no Centro de Formação de Condutores.
Quero deixar claro, não sou contra a modernização deste processo, acredito que uma carga horária adicional complementar pela internet, poderia, inclusive forçar o candidato a estudar fora da sala de aula, o que seria positivo, mas para termos um curso inteiro à distância, precisaríamos primeiro mudar muito a mentalidade e a cultura do nosso povo. Até o próximo post!
Mariana Czerwonka
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Meu brasil brasileiro, nao é possivel alguem querer reduzir custos eu juro que nao li isso na materia.... a pessoa sendo obrigada a assistir aula na auto escola ainda tem com dar um jeitinho de marcar so a presença e voltar depois de uma hora... pra novamente registrar e dizer que assistiu aula... eo transito ja é uma bença imagina o caba literalmente fingindo que assistiu aula em casa... porque nao melhoram a 12.619 ou bota pra lascar em quem bebe e dirige?? hein hein?? isso ninguem se preoculpa..... cambada de anjos...
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