Equipes da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, desativaram oito ligações clandestinas de energia elétrica em canteiros de obras no bairro Portal do Sol, em Extremoz, na Região Metropolitana de Natal, nesta quinta-feira (18). As ligações irregulares abasteciam betoneiras e outros equipamentos diretamente da rede elétrica, sem passar por medidores.
Durante a ação, duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Extremoz para prestar depoimento.
Segundo a distribuidora, além de crime, o furto de energia oferece riscos à segurança, podendo provocar acidentes e causar instabilidade no fornecimento elétrico da região. A empresa informou que tem reforçado os sistemas de inteligência e monitoramento para identificar fraudes.
De janeiro a 18 de dezembro, a Neoenergia Cosern realizou 11.098 inspeções em todo o Rio Grande do Norte e desativou 3.140 ligações irregulares, recuperando cerca de 14,9 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer os municípios de Macaíba, Assú e São Gonçalo do Amarante por cerca de 15 dias. Em 2024, a quantidade de energia recuperada chegou a quase 18 milhões de kWh.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena que pode chegar a até oito anos de reclusão. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116, da Neoenergia Cosern.
Tags
OPERAÇÃO
