Mantendo a calibragem correta dos pneus

Calibragem dos pneus
Calibragem dos pneus
Quem já não passou pela seguinte situação, chegou ao posto de combustível e após completar o tanque, pede ao frentista para colocar “28” nos quatro pneus. Ainda podemos citar outro exemplo, abastecer o veículo e simplesmente ignorar a calibragem dos pneus. Na segunda situação o condutor, quando em trânsito com seu veículo, pode sofrer as variações de estabilidade ao percorrer curvas, fato que pode gerar desde simples doses de adrenalina, ao ter que corrigir a trajetória do veículo, até o envolvimento em sinistros que podem causar prejuízos, ferimentos e até morte. Esta instabilidade é gerada pela falta de calibragem dos pneus, que modificam sensivelmente sua autonomia além de aumentar o consumo de combustível.
Voltemos à nossa primeira cena. Após abastecer o veículo, solicitamos a calibragem, pedindo 28 libras nos quatro pneus. Neste caso, acreditamos ser um grande exemplo de condutor a ser seguido. Preocupamos-nos com a conservação dos pneus, economia de combustível e até mesmo preservação da natureza. Somos grandes exemplos. Sim? Bem, na verdade a resposta é, nem tanto. Apesar de o primeiro exemplo demonstrar interesse na manutenção da pressão dos pneus, algo que não ocorreu no segundo exemplo, observamos que o ato de calibrar um pneu, sem que sejam observadas as recomendações do fabricante do veículo ou mesmo do pneumático, pode acarretar ao aumento do consumo do combustível e até mesmo mudanças na dinâmica da estabilidade do veículo.
A calibragem correta
O primeiro passo é observar as recomendações do fabricante do veículo. Cada fabricante de veículos estabelece, no manual do proprietário, quais pressões os pneus devem possuir seguindo os parâmetros de segurança para cada modelo fabricado. Isto quer dizer que, o que é adequado para um tipo de veículo, pode não ser o recomendado para outro modelo. Segue abaixo uma listagem com alguns modelos de veículos mais comuns no mercado e suas respectivas calibragens de pneus:
Ford Fiesta
Ford Fiesta
Ford/Fiesta:
Veículo vazio (2 pessoas): 30 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 33 Psi na dianteira e 35 Psi na traseira.

Ford Ecosport
Ford Ecosport
Ford/Ecosport:
Veículo vazio (2 pessoas): 30 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 35 Psi na dianteira e 40 Psi na traseira.

Ford ka
Ford ka
Ford/Ka (Medidas roda | pneu):
Veículo vazio (2 pessoas):
  • (13″ x 5″J x 47,5 mm | 165/70 R 13 79 T)= 35 Psi na dianteira e 30 Psi na traseira.
  • (14″ x 5,5″J x 47,5 mm | 175/65 R 14 82 T)= 30 Psi nos quatro pneus.
  • (15″ x 6″J x 42 mm | 195/55 R 15 85 H)= 35 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 35 Psi na dianteira e 40 Psi na traseira.
  • (13″ x 5″J x 47,5 mm | 165/70 R 13 79 T)= 35 Psi nos quatro pneus.
  • (14″ x 5,5″J x 47,5 mm | 175/65 R 14 82 T)= 33 Psi na dianteira e 35 Psi na traseira.
  • (15″ x 6″J x 42 mm | 195/55 R 15 85 H)= 35 Psi nos quatro pneus.


GM Agile
GM Agile
GM/Agile:
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi na dianteira e 26 Psi na traseira.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 32 Psi nos quatro pneus.

GM Astra
GM Astra
GM/Astra:
Veículo vazio (2 pessoas): 27 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 30 Psi na dianteira e 36 Psi na traseira.


GM Celta
GM Celta
GM/Celta:
Veículo vazio (2 pessoas): 27 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 30 Psi na dianteira e 36 Bar na traseira.

GM Prisma
GM Prisma
GM/Prisma (Medidas pneu):
  • (175/70R14 – 185/70R14) = 35 Psi nos quatro pneus.
  • (185/65R15) = 32 Psi nos quatro pneus.

VW/Fox:
Veículo vazio (2 pessoas): 29 Psi na dianteira e 28 Psi na traseira.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 31 Psi na dianteira e 36 Psi na traseira.
VW/Gol 1.8:
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 29 Psi na dianteira e 32 Psi na traseira.
VW/Voyage 1.0 (175/70R14):
Veículo vazio (2 pessoas): 30 Psi na dianteira e 31 Psi na traseira.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 32 Psi na dianteira e 39 Psi na traseira.
Nota: A Volkswagen, diferentemente das demais montadoras, não disponibiliza a versão PDF dos manuais do proprietário. Para adquirir um manual, no site oficial, o interessado deve preencher um campo com a numeração de chassi do veículo. Ponto para as demais montadoras, que não distinguem ou condicionam o internauta à posse de um veículo da marca para ter acesso às informações. As informações apresentadas acima são estimativas encontradas em farto material na internet, excluído o site oficial da montadora.

Fiat Uno
Fiat Uno
Fiat/Uno Vivace e Way:
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 32 Psi nos quatro pneus.
Fiat/Uno Economy e Sporting:
Veículo vazio (2 pessoas/Economy): 35 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas/Economy): 35 Psi nos quatro pneus.
Veículo vazio (2 pessoas/Sporting): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas/Sporting): 32 Psi nos quatro pneus.

Fiat Idea
Fiat Idea
Fiat/Idea:
Veículo vazio (2 pessoas): 29 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 32 Psi na dianteira e 36 PSI na traseira.
Obs: nos modelos Adventure, a pressão recomendada é 33 PSI nos quatro pneus, com veículo vazio, e 33 PSI na dianteira e 44 PSi na traseira com veículo carregado.

Fiat Palio
Fiat Palio
Fiat/Palio:
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 32 Psi nos quatro pneus.

Fiat Siena
Fiat Siena
Fiat/Siena:
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 31 Psi nos quatro pneus.
Obs: nos modelos 1.4, com carga, a pressão recomendada é 31 PSI na dianteira e 34 Psi na traseira.

Fiat Strada
Fiat Strada
Fiat/Strada (1.4 e 1.6):
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 28 Psi na dianteira e 43 Psi na traseira.
Fiat/Strada (1.8):
Veículo vazio (2 pessoas): 28 Psi nos quatro pneus.
Veículo com carga (+ 2 pessoas): 31 Psi na dianteira e 36 Psi na traseira.
Recomendações gerais
O tempo de vida de um pneu é baseado em estimativas de uso, podendo sofrer variações de acordo com a forma de dirigir do condutor, condições do pavimento, quantidade de peso ou temperatura ambiente. Geralmente a vida útil do pneumático sofre forte impacto na relação do modo de dirigir do condutor e nas condições de conservação, onde neste caso, consideramos sua calibragem periódica, que deveria ocorrer a cada 15 dias, em média.. Em torno de 60% dos condutores trafegam com seus veículos com pneus apresentando calibragem abaixo do determinado pelo fabricante. Este fato compromete a vida útil do pneu. Ocorre, em alguns casos, o trânsito intencional do veículo com pneus cuja calibragem encontra-se muito abaixo do determinado pelo fabricante. Alguns condutores acreditam que, transitando com o pneu murcho, conservam os amortecedores do veículo. Este fato é pura lenda urbana, levando em consideração que um pneu custa mais que um amortecedor. Um pneu murcho apresenta maior resistência ao pavimento, consumindo mais combustível.  A cada 20% de pressão a menos, o veículo consome 2% a mais de combustível. Quando o pneu encontra-se descalibrado, compromete a estabilidade, afetando a segurança.

1 Comentários

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  1. Bom dia. Tenho um chevette 1993 1.6 com pneus 165 70 13. Costumo botar 30 psi 2 passageiros e 32 psi 5 passageiros. Esta correto?

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