Cursos para moto-fretista e mototaxista são ampliados pelo Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) vem ampliando o serviço de capacitação profissional gratuita direcionado a motofretistas e a mototaxistas. A ação pedagógica foi iniciada pela capital numa parceria com o Serviço Social de Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e agora já se encontra presente em outros três municípios polos do Estado, Mossoró, Caicó e Currais Novos.

As iniciativas nas cidades do interior estão sendo efetivadas em parceria com as prefeituras, que disponibilizam a infraestrutura física, enquanto o Detran/RN cede o material pedagógico e a qualificação do corpo técnico.

Em Mossoró a equipe de instrutores iniciou nesta semana a terceira turma de formação, que vem sendo capacitada para atuar tanto no transporte de cargas como no de pessoas. “O curso se encontra com inscrições abertas para as próximas turmas e estamos ressaltando que as vagas serão preenchidas por ordem de chegada”, adiantou a integrante da equipe de educação de trânsito em Mossoró, Maria de Fátima Lucas.

Já nos municípios de Caicó e Currais Novos três grupos já concluíram a capacitação com carga horária de 30 horas/aula e novas turmas estão sendo formadas para atender a demanda existente nessas localidades e regiões circunvizinhas. De acordo com o sindicato da categoria, apenas Caicó conta com cerca de 300 profissionais que utilizam a motocicleta na realização do transporte de passageiros na zona urbana e rural do município.

Segundo o coordenador pedagógico no Estado do Curso para Mototaxista e Motofretista, Jacob Costa de Oliveira, no próximo ano as atividades de qualificação profissional de motoqueiros vão chegar a mais quatro municípios da região metropolitana, contemplando Parnamirim, Macaíba, Extremoz e Nísia Floresta. “Nessas cidades já estão sendo realizados cadastros dos profissionais que devem participar da capacitação. Até o momento, mais de 250 motoqueiros demonstraram interesse em participar do curso”, assegurou.

Neste ano, somente em Natal passaram pela formação de motofretista mais de 600 profissionais da motocicleta, que receberam instrução no tocante as disciplinas de Ética e Cidadania na Atividade Profissional, Noções Básicas de Legislação, Transporte de Cargas, além de Gestão do Risco sobre Duas Rodas, e Prática Veicular Individual Específica de Pessoas.

As exigências para que os profissionais façam o curso estão delimitadas na Resolução 410/2012 do Contran e atendem ao que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessas atividades. Para passar pela qualificação os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, habilitação na categoria “A” há pelo menos dois anos, não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, não ter tido sua CNH cassada em virtude de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال