Os técnicos da Educação de Trânsito do Detran/RN planejaram diversas ações pedagógicas direcionadas a segurança no tráfego durante todo o dia de hoje (08) na 34ª edição do projeto Justiça na Praça, que aconteceu na cidade de Macaíba. O estande multidisciplinar do Departamento foi armado na praça Paulo Holanda Paz, situada no largo da Prefeitura, e contou com cinco profissionais de plantão para atender a população participante do evento.
A intenção da equipe de Educação do Órgão foi aproveitar a alta rotatividade de pessoas para realizar uma prévia do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que será celebrado em todo país no próximo dia 21. Para isso, um vídeo explicativo em homenagem as vítimas de violência no trânsito e as suas famílias foi elaborado pelos funcionários do Detran/RN para ser exibido durante o desenvolvimento do Projeto. Também foram distribuídos aos cidadãos pequenos laços amarelos simbolizando o apelo à conscientização pela formação de um trânsito mais seguro.
Outro destaque que foi dado pelos servidores do Departamento é na divulgação do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada). Neste caso, a população recebeu panfletos informativos e foi alertada no sentido de adotar procedimentos preventivos no trânsito, quando o cidadão estiver atuando em momentos distintos, seja como pedestre ou como condutor de veículo automotor.
Segundo a subcoordenadora de Educação do Detran/RN, Lígia Fagundes, a instituição também fez presente orientando a população sobre os serviços disponibilizados pelo Órgão no tocante aos procedimentos necessários para o registro de veículos, habilitação de condutores, fiscalização e outros pontos que gerem dúvidas nos usuários. “A equipe de Educação se encontra preparada para atender todas as pessoas que vão visitar nosso estande e a nossa meta maior é levar informação e formação consciente, sempre buscando promover uma cultura de respeito à legislação de trânsito e, principalmente, à preservação da vida”, ressaltou.
O Justiça na Praça é uma ação social coordenada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e tem como objetivo principal oferecer diversos serviços públicos em um mesmo espaço e tempo de forma rápida e gratuita. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2007 e nesta edição vai reunir 53 instituições, que durante todo o dia vão prestar vários atendimentos a população do município e áreas circunvizinhas.
Tags
NOTÍCIAS