Por que os vidros do veículo embaçam em dias chuvosos?
Quando o assunto é o embaçamento dos vidros dos veículos, a cena é rotineira para milhares de motoristas que dirigem sob chuva ou frio intenso. Ao sair de casa, o motorista percebe que o vidro do parabrisa embaça repentinamente. Mas afinal por que ocorre este fenômeno principalmente em dias chuvosos? O embaçamento dos vidros do veículo transforma uma superfície transparente em translúcida. A superfície translúcida interfere na visão no que há à frente. Isto ocorre pela diferença de temperatura entre o meio interno e externo. As moléculas de água expelidas pela respiração, ou pelo suor do corpo, que se encontram vaporizadas no interior do carro, são condensadas sobre a superfície dos vidros em razão da diferença de temperatura. Em razão disto, as moléculas da água vaporizada quando em contato com o vidro gelado, são condensadas e acabam se agregando ao vidro, tornando-o translúcido.
Para resolver o problema, o condutor precisa modificar a composição do ar do automóvel, com a retirada das partículas de água presentes no interior do veículo. Pode-se simplesmente utilizar os desembaçadores instalados nos vidros traseiros do veículo, que consistem em filetes eletrônicos que esquentam e absorvem a umidade presente no vidro. Outro ponto importante se refere à limpeza dos vidros. Muitas vezes a sujeira acumulada nos vidros e imperceptível em tempo bom, se manifesta em dias úmidos. Manter a limpeza dos vidros é imprescindível. A limpeza consiste na utilização de um pano macio, sabão neutro e água. O condutor deve espalhar a solução nas superfícies externa e interna dos vidros. Deve também utilizar um jornal para secar as janelas e finalizar com um pano absorvente. Nada de passar a mão no parabrisa. A gordura presente nas mãos só compromete a visibilidade.
A utilização do ar condicionado é considerada a opção mais eficaz, pois além de equalizar temperatura interna com a externa, o ar-condicionado retira o a umidade presente no ar do interior do veículo. O grande problema na utilização do ar condicionado está na queda abrupta da temperatura interna. Para resolver este problema o condutor pode utilizar simultaneamente o ar condicionado e o ar quente. A temperatura interna fica amena e o ar permanece seco. Aos condutores que não possuem o ar condicionado, vale a primeira dica, sempre manter os vidros limpos. E no primeiro sinal de embaçamento, acionar o ar frio e dispor de uma flanela que não solte fiapos para realizar o desembaçamento do vidro.
Tags
NOTÍCIAS