Youtube

Redação,Via Certa
.
SIGA @VIACERTANATALRN NO INSTAGRAM


Por Boris Feldman

As luzes de alerta que se acendem no  painel pra lembrar o motorista que há alguma coisa atrapalhada: elas procuram  ser as mais óbvias possíveis. Então, você tem uma luzinha que acende com a bomba  do posto, é que tá precisando de combustível; tem outra que acende mostrando o tambor do  freio, as lonas, e assim por diante. Mas, talvez a mais óbvia de todas, esteja passando a informação errada pro motorista. Qual é?

É a luz da bateria, porque, quando acesa, ela mostra uma bateriazinha, com os dois polos, mais e menos. Mas é que não tem problema nenhum na própria bateria, até porque, cá pra nós, né, se a bateria acabou, pifou, não tem mais carga, como é que vai acender alguma luz no painel? Quando acende a luz da bateria, o problema é no circuito elétrico, não nela.

Ela vai acabar descarregando: por quê? Porque o alternador, o gerador de corrente, não está  recarregando a bateria. E por que que o alternador não estaria recarregando a bateria? Ou é porque ele deu um defeito, porque ele parou de funcionar por um problema interno, ou porque a correia que o movimenta, que vem lá do eixo virabrequim,  ela arrebentou.

Quando a luz da bateria está acesa, então, o problema é na bateria? Não, o problema  deve ser no alternador, problema no circuito elétrico. Dá pra você rodar até oficina, ou até a auto-elétrica, mas não dá pra você rodar  muito, não. Por quê? Na maioria dos automóveis, a correia que vira o alternador, vira também,  digamos, o ar-condicionado – você pode, talvez, ficar sem ele – mas faz funcionar uma coisa  muito mais importante: a bomba d’água.

Então, por incrível que pareça, quando acende luz da  bateria, você poderá ter um problema grave de superaquecimento do motor, porque a correia deixou de fazer a bomba d’água funcionar, aí a água não vai circular, o a água vai ferver e o motor pode até fundir. Então, muita atenção: luz da bateria acesa não é aquilo que você imagina. Não tem nada a ver com a bateria propriamente dita.
--
Entre no nosso grupo exclusivo de notícias clicando  no número: (84) 2226-4351

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Bottom Ad [Post Page]

468x60 - Americanas