A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (Semidh), alcançou, nesta terça-feira (13), a marca de 900 carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) emitidas. O documento, disponível desde abril de 2025 pelo app Natal Digital, garante direitos importantes, como atendimento prioritário, vagas especiais em estacionamentos e acesso à educação inclusiva.
A CIPTEA foi criada para assegurar os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, garantindo que elas tenham acesso a benefícios previstos por lei. A emissão do cartão é realizada de forma simples pelo app Natal Digital, com o documento disponível em até 30 dias após a solicitação. A CIPTEA tem validade de cinco anos e pode ser solicitada tanto por responsáveis quanto por autistas adultos.
Para facilitar o processo, a Semidh oferece um ponto de apoio para famílias e interessados, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na sede da secretaria, localizada no bairro do Tirol.
Tags
Natal