Uma mulher de 21 anos suspeita de integrar uma associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas foi presa nesta quarta-feira (2) no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. A prisão foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), com apoio da Polícia Civil de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a suspeita era investigada no âmbito da Operação Black Market, deflagrada em maio deste ano. Na ocasião, outros dois integrantes do grupo foram presos, mas ela e o companheiro, apontado como líder da quadrilha, continuavam foragidos.
Segundo as investigações, o grupo atuava em plataformas de comércio eletrônico, como OLX e Facebook Marketplace, onde criava perfis falsos e simulava a venda de produtos de alto valor, como motocicletas e caixas de som. Após negociar com as vítimas, os suspeitos enviavam comprovantes bancários falsificados para enganar os vendedores, que só percebiam o golpe ao constatar que o dinheiro não havia sido depositado.
Ainda conforme a polícia, o líder da quadrilha, que segue foragido, é considerado multirreincidente e utilizava intermediários para buscar os produtos, dificultando sua identificação. Ao todo, foram identificados 11 casos de estelionato atribuídos ao grupo entre 2023 e 2024.
A investigação resultou também no bloqueio judicial de contas bancárias dos investigados, no valor equivalente ao prejuízo causado pelos golpes. A mulher foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Tags
PRISÃO