Terra terá o dia mais curto do ano nesta quarta-feira (9)



Nesta quarta-feira (9), a Terra vai registrar o dia mais curto de 2025. De acordo com cientistas, o planeta completará sua rotação em torno do próprio eixo com 1,30 milissegundo a menos do que as tradicionais 24 horas.

Na prática, isso significa que o dia terá 86.399,9987 segundos, em vez dos habituais 86.400 segundos. Apesar de parecer uma diferença relevante em termos astronômicos, o fenômeno é imperceptível para as pessoas. Para se ter uma ideia, um simples piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos, mais de 200 vezes esse intervalo de tempo “perdido”.

Essas pequenas oscilações na duração do dia ocorrem naturalmente ao longo da história da Terra. Entre os fatores que podem influenciar a rotação estão interações gravitacionais com a Lua e o Sol, variações na distribuição de massa no planeta e movimentos internos em seu núcleo e manto.

Especialistas destacam que essas alterações são comuns e não representam motivo de preocupação. Mesmo com o avanço da tecnologia e a precisão dos relógios atômicos, pequenas flutuações como essa continuam a ocorrer e fazem parte da dinâmica complexa do sistema terrestre.

Para os astrônomos e geofísicos, acompanhar essas variações ajuda a entender melhor o funcionamento do planeta e a manter os sistemas de medição do tempo sempre atualizados.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال