Um militar da Marinha, que estava de férias em Natal, foi internado na sexta (3) no Hospital Naval após apresentar dificuldades visuais, mas exames laboratoriais descartaram intoxicação por metanol. O Itep coletou amostras e utilizou cromatógrafo gasoso para confirmar a ausência da substância. O paciente recebeu alta hospitalar neste sábado (4) e não apresenta risco à saúde, segundo informou a Secretaria de Saúde de Natal.
Na quinta-feira (2), a Sesap-RN divulgou nota técnica orientando municípios sobre detecção precoce, manejo clínico e notificação de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde. Até o momento, não há casos confirmados no estado.
O metanol é um solvente tóxico presente em bebidas alcoólicas adulteradas, que pode causar visão turva, dor abdominal, confusão mental, convulsões e até morte. Em caso de sintomas, a população deve procurar atendimento imediato e pode receber orientação pelo CIATox-RN, disponível 24 horas pelos números (84) 98883-9155 e 0800 281 7005.
Tags
Saúde