Nesta quarta-feira (16), quando é celebrado o Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), uma ocorrência registrada no bairro Planalto, em Natal, reforçou na prática a importância desse conhecimento.
Um homem de 60 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve a vida salva graças à ação rápida de populares, que iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) antes mesmo da chegada do SAMU Natal.
A equipe formada pelos profissionais Deividy Cunha, Williany Veras e Henrique Rocha deu continuidade ao atendimento, realizando os protocolos de ressuscitação e garantindo a estabilização do paciente.
A RCP é uma técnica fundamental em casos de parada cardíaca, pois mantém o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro e outros órgãos vitais até que o coração possa voltar a bater normalmente. Cada segundo é decisivo, e a atuação imediata de quem presencia a situação pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência.
O sucesso dessa ocorrência evidencia o valor do conhecimento em primeiros socorros e o papel essencial da população nesses primeiros minutos até a chegada da equipe especializada.
O SAMU Natal, por meio do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), tem como uma de suas missões promover a capacitação da comunidade e dos profissionais de saúde, incentivando o aprendizado de técnicas como a RCP.
Neste Dia Mundial da Ressuscitação Cardiopulmonar, a mensagem é clara: saber agir salva vidas.