Uma chuva de granizo foi registrada, no último domingo (22), nos municípios de São José do Seridó e Cruzeta, no Seridó potiguar. O fenômeno chamou atenção da população e ganhou repercussão nas redes sociais.
Vídeos compartilhados por moradores mostram a intensidade da chuva e o tamanho das pedras de gelo, algo considerado incomum na região. Em uma das gravações, um morador exibe pedaços de granizo nas mãos e relata surpresa com a situação.
Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, o fenômeno pode ocorrer no estado, mas não é frequente.
Para que o granizo se forme, as nuvens precisam se desenvolver, verticalmente, até alcançar camadas frias da atmosfera, permitindo que gotas de água congelem em pedras de gelo.
De acordo com Bristot, as altas temperaturas na faixa equatorial fazem com que o nível de congelamento na atmosfera fique em altitudes mais elevadas, o que torna a formação de granizo mais rara no Rio Grande do Norte.
Tags
Fenômeno
