Terminal potiguar teve salto de mais de 40 pontos e lidera categoria entre aeroportos do Nordeste com até 5 milhões de passageiros
A concessionária Zurich Airport Brasil divulgou nesta quarta (23), que o Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN), conquistou a 3ª colocação nacional na edição 2024 do Programa Aeroportos Sustentáveis, promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O resultado foi divulgado neste mês de julho de 2025.
O terminal, administrado pela Zurich Airport Brasil, subiu dez posições em relação ao ano anterior, passando da 13ª para a 3ª colocação, com uma média de 84,98 pontos, um crescimento de mais de 40 pontos percentuais no desempenho ambiental.
De acordo com a Zurich, o avanço reflete o trabalho conjunto das áreas operacionais, ambientais e administrativas do aeroporto, com foco em sustentabilidade e boas práticas exigidas pela Anac. O aeroporto também se destacou como líder na categoria C-III, que reúne terminais com até 5 milhões de passageiros por ano, na região Nordeste.
Entre as ações que contribuíram para o desempenho estão a gestão eficiente de resíduos sólidos, que desviou mais de 90% dos materiais de aterros sanitários, e a melhoria da eficiência energética, com a troca de luminárias convencionais por tecnologia LED e uso de sistema de energia renovável para aeronaves em solo.
Desde março de 2025, quando os novos sistemas começaram a operar, o aeroporto já evitou a emissão de 191,4 toneladas de CO₂, o equivalente ao crescimento de 3.180 árvores por dez anos.
Além do terminal potiguar, outros aeroportos operados pela Zurich Airport Brasil também ficaram entre os primeiros colocados no ranking:
Florianópolis (SC) – 1º lugar geral (91,57 pontos)
Vitória (ES) – 2º lugar geral (86,98 pontos)
Macaé (RJ) – 1º lugar entre aeroportos com até 200 mil passageiros
O Programa Aeroportos Sustentáveis é uma iniciativa anual da Anac que avalia indicadores ambientais dos aeroportos brasileiros, como gestão de resíduos, uso eficiente de recursos naturais, qualidade do ar, eficiência energética e ações de redução de impacto ambiental.
Tags
RANKING